;

Especiais

ALMT aprova decreto que impede aumento do IPVA e projeto que cria auxílio para profissionais de saúde

POLÍTICA

Fonte: G1  Foto: Christiano Antonucci - Secom-MT


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou nesta terça-feira (11) o decreto de calamidade que congela o valor do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em 2022.

O projeto de autoria do governo do estado teve parecer favorável da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Com isso, o aumento no valor dos automóveis do IPVA de 2022 não será permitido. O valor é calculado de acordo com os valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Com a crise dos componentes usados na fabricação de veículos automotores, o preço dos carros subiram muito em 2021. Consequentemente, os valores do IPVA foram elevados, porque seguem um percentual do valor do veículo.

O governador Mauro Mendes (DEM) disse que vai sancionar a medida ainda nesta terça-feira.

“A Assembleia e o governo entendem que não pode subir IPVA neste ano. Teve uma subida muito grande nos carros usados, de 20 a 30% na tabela Fipe, isso iria impactar nas taxas do IPVA”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB).

Para aprovar esse decreto do governo, o presidente da Assembleia Legislativa convocou os deputados estaduais na segunda-feira (10) para sessão extraordinária nesta terça.

Verba indenizatória para a saúde

Outro projeto aprovado na sessão nesta terça-feira estabelece a continuidade de pagamento da verba indenizatória de R$ 500 a R$ 2.250 aos profissionais de saúde do estado.

Os valores são pagos durante a pandemia da Covid-19 e o governo justifica a necessidade de prorrogar o pagamento por conta do aumento dos casos confirmados da infecção no estado.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.