;

Especiais

Mato Grosso| Cadastramento para solicitação de matrículas na rede estadual é obrigatório para alunos novos


Seduc-MT| Foto por: David Borges/Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reforça aos pais e responsáveis sobre a obrigatoriedade do cadastramento de novos usuários no Portal Matrícula Web, antes das datas para a efetivação da matrícula de novos alunos da rede estadual de ensino. O procedimento faz parte da primeira etapa do processo de matrículas, e sem ele, o aluno não conseguirá o acesso às vagas disponíveis.

O cadastro do usuário pode ser feito por meio do site www.seduc.mt.gov.br  ou matricula.seduc.mt.gov.br. O período de solicitação e confirmação das vagas pelo portal para matrículas em Cuiabá será de 10 a 14 de janeiro de 2022, das 8h às 18h. Já para vagas em escolas nos demais municípios será de 11 a 14 de janeiro de 2022, das 8h às 18h.

O cadastro para novos usuários no site pode ser feito durante todo o ano letivo de 2022, uma vez que neste ano será implementado um sistema de cadastro reserva para as unidades escolares. De acordo com o líder do Núcleo de Dados, Informações e Estatísticas, Rodrigo Jacob, o ideal é que o cadastramento seja feito antes do dia 10 de janeiro.

“Oriento que os pais ou responsáveis façam o cadastro dos seus filhos antes do período de solicitação de matrícula nas unidades escolares, para que a partir do dia 10 ou 11 eles possam ter o acesso às vagas disponíveis e solicitar a vaga na unidade desejada”, explicou.

O servidor ressalta que apesar da possibilidade do cadastro reserva, os pais e/ou responsáveis devem realizar a matrícula dos seus filhos nas unidades escolares, para garantir a continuidade da formação educacional dos estudantes.

Em caso de dúvidas, o site da matrícula contém manual e vídeo contendo o passo a passo para criação do login e senha de acesso e uma aba com perguntas frequentes. Além disso, para sanar as demais dúvidas existentes, pais, responsáveis e alunos poderão acessar a aba “Fale Conosco”.

O prazos e datas estipuladas seguem a Portaria nº 519/2021/GS/SeducMT, retificada em parte pela Portaria nº 751/2021/GS/SeducMT.

Matrícula

Durante esse processo é importante acompanhar o andamento da solicitação, uma vez que a matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar.

O aluno maior de idade ou o pai/responsável pelo aluno menor de idade deverão comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munidos dos documentos exigidos na portaria.

A solicitação de vagas nas unidades escolares que não constam na lista, os pais ou responsáveis devem procurar diretamente a secretaria da unidade escolar pretendida no mesmo período da solicitação de vagas da Matrícula Web.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Diretorias Regionais de Educação e unidades escolares participantes da Matrícula Web disponibilizarão em suas unidades terminais de computadores e apoio para os pais ou responsáveis que não possuam acesso à internet ou que tenham dificuldades para solicitar as vagas através da Matrícula Web.



(Supervisionado por Evelyn Ribeiro)

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.