;

Especiais

Política Pública| Plano Estadual de Esporte e Lazer é instituído em Mato Grosso

SECELMT| Foto: Reprodução

A partir de agora Mato Grosso possui um Plano Estadual de Esporte e Lazer. Proposto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o documento foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e entra em vigor por meio da Lei 11.551, de 04 de novembro de 2021.

“É a primeira vez que o Estado tem seu plano de esporte e lazer. Sua construção e aprovação simboliza um importante passo para democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, ajudando a tornar Mato Grosso uma potência esportiva em múltiplas dimensões, que vão da inclusão ao alto rendimento”, celebra o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

O plano norteará as políticas públicas de esporte e lazer durante 10 anos no Estado. Com a vigência da Lei, os municípios mato-grossenses deverão elaborar ou adequar seus planos decenais correspondentes baseados no plano estadual.

Todos os projetos e ações a serem construídos a partir do Plano Estadual devem estar ligados a um dos sete eixos que o baseiam: esporte educacional, esporte de rendimento, iniciação esportiva, esporte de participação, esporte de inclusão, profissionais e estruturas esportivas e de lazer.  

Com foco na democratização de práticas esportivas e de lazer para toda a sociedade mato-grossense, o plano busca estabelecer avanços na criação de espaços de práticas esportivas e na valorização dos profissionais da área.  A lei instituída objetiva também a promoção do esporte e lazer enquanto política pública, como direito de todo cidadão.

Dentre as metas do Plano está ainda a de transformar o Estado em referência para a prática de esporte, que incluem a iniciação, rendimento e inclusão. Para isso, considera como estratégias o fomento à criação de centros de iniciação desportiva nos municípios e a continuidade do Projeto OlimpusMT, que concede bolsas de auxílio financeiro a atletas e técnicos de Mato Grosso, dentre outras. 

Para sua aprovação, a proposta do plano passou por algumas etapas de participação social. A primeira delas foi a abertura de consulta pública online para que os interessados pudessem participar da formulação com contribuições e comentários. Além disso, a minuta foi analisada pelo Conselho Estadual de Desporto (Consed), apresentada e discutida em Encontro de Gestores de Esporte e Lazer de Mato Grosso e ainda passou por audiência pública realizada pela ALMT.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, o Plano Estadual de Esporte e Lazer é uma demanda desde 1999 e que começou a ser construído na gestão do Governo Mauro Mendes, a partir de 2019.

“A demanda por esse Plano Estadual existe há mais de 15 anos. Com o empenho da equipe de técnicos da Secretaria iniciamos a produção interna do documento e, agora, depois de passar por várias fases, o Plano foi instituído com a publicação da Lei. Ele dá uma direção para o planejamento de políticas públicas, é um direcionamento para os próximos 10 anos do esporte no Estado”, explica Jefferson. 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.