;

Especiais

Economia| Corte de energia por falta de pagamento da conta de luz volta a ser permitido em MT


 G1MT. FOTO: DIVULGAÇÃO

O corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda está  permitido desde sexta-feira (1º).

A proteção aos consumidores para não perderem a luz em casa, mesmo sem pagar a conta mensal, estava amparada pela resolução nº 928, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de 26 de março deste ano, mas a validade se encerrou no dia 30 de setembro.

Segundo a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), não há previsão de renovação do benefício de suspensão de corte.

De acordo com a Aneel, em Mato Grosso, há cerca de 181.554 consumidores beneficiados pela tarifa social, programa voltado para famílias de baixa renda.

A suspensão por inadimplência pode ocorrer, por exemplo, nas seguintes situações:

  • falta de pagamento da fatura relativa à prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica;
  • falta de pagamento de serviços cobráveis, como o da religação de urgência e o do desligamento ou remoção de poste.

O Procon Estadual orienta os consumidores a procurarem a distribuidora para negociar os débitos e evitar que a energia seja cortada.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.