;

Especiais

Mato Grosso| Prefeitura exige carteira de vacinação contra Covid-19 para moradores entrarem em comércios de Rondonópilis

 G1MT. Foto: SECOM

Moradores de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, terão que apresentar a carteira de vacinação, onde consta a vacina contra a Covid-19, para poder circular no comércio da cidade. A medida vale a partir deste sábado (28).

A decisão foi tomada pela Prefeitura de Rondonópolis nesta quinta-feira (26) e vale para empresas, lojas, bares, restaurantes e comércio em geral.

Rondonópolis é a segunda cidade mato-grossense com mais casos de Covid-19, perdendo apenas para Cuiabá. A cidade contabiliza 36.756 casos, enquanto a capital está com mais de 100 mil casos.

Segundo a prefeitura, foi definido a obrigatoriedade de uma espécie de "passaporte da vacina" (carteira de vacinação) para entrar em estabelecimentos comerciais.

A medida seria para incentivar quem ainda não tomou a vacina contra a Covid-19 a se imunizar contra a doença, conforme a prefeitura.

Com isso, será obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação com pelo menos a primeira dose da vacina, acompanhado de um documento com foto.

Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina ou que tenham vencido o prazo para tomar a segunda dose, e isso for observado pela fiscalização, o mesmo poderá sofrer sanções, como multas ou até a interdição em caso de reincidência.

Segundo a prefeitura, será feita uma notificação sobre a necessidade do cumprimento dessa nova medida. Depois, a Câmara de Vereadores deverá discutir a possibilidade de multas aos estabelecimentos que não obedecerem a norma.

Além disso, os estabelecimentos comerciais noturnos de Rondonópolis estarão autorizados a funcionar até a meia-noite e a abertura do shopping aos domingos.

Atualmente, a cidade está classificada como risco baixo de contaminação e já aplicou mais de 210 mil doses de vacina contra a Covid-19, entre uma e duas doses.

De acordo com a prefeitura, praticamente 100% dos grupos considerados prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) já estão imunizados e 80% da sua população adulta já recebeu pelo menos uma dose.

Além da extensão do horário de funcionamento dos bares e restaurantes até meia-noite, o comitê também definiu que o "horário de restrição" de circulação nas ruas passa a ser a partir de 1h e vai até às 5h.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que quase 80% da população de Rondonópolis já está vacinada com pelo menos uma dose e mais de 210 mil doses aplicadas.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.