;

Especiais

Alto Taquari| Prefeitura decreta situação de emergência por conta da estiagem

 
Foto: ASCOM

A prefeita Marilda Sperandio (DEM) decretou situação de emergência em Alto Taquari por conta da estiagem. Na prática, a ação permite ao gestor tomar medidas emergenciais e mobilizar as secretarias municipais para ações conjuntas de mitigação do desastre climático, recorrente em toda a região semiárida do país.

A situação é submetida às defesas civis e outros órgãos dos níveis estadual e federal. Após análises dos entes, o município pode receber recursos para ajudar nas despesas relacionadas ao combate à estiagem, caso ela seja reconhecida.

O decreto, publicado na edição desta quinta-feira (12) do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios - Mato Grosso considera a pouca disponibilidade de água com o avanço do período seco, o que tem provocado danos à população desde 2020.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta necessárias a minimizar os efeitos causados pela estiagem de água.

Ficam autorizadas as autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a, entrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação, usar propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

Por fim, o decreto permite dispensar de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 90 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.