;

Especiais

Agro| Exportação de algodão aumenta 47% em MT nos primeiros seis meses do ano

 

G1MT| Foto: Divulgação

Mato Grosso vendeu mais de 1,1 milhão tonelada de algodão nos primeiros seis meses de 2021. O volume é 47% maior que o comercializado no mesmo período do ano passado.

Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior, divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Dentre os estados exportadores, Mato Grosso se manteve no ranking como o 5º maior estado exportador, assim como em 2020. As exportações mato-grossense representam 9,3% do total das exportações brasileiras em 2021.

O principal cliente é a China, responsável por comprar 24% do total vendido para outros países. A receita também foi mais alta.

Três produtos concentraram 97% das exportações de 2021 do estado para a China: soja (83,2%); carnes bovinas congeladas (8,2%); e algodão (6,4%).

Em 2021, a Turquia foi o segundo maior destino das exportações de Mato Grosso, com a soja representando 72,3% do total das vendas para esse país. Já para a Tailândia, as tortas e resíduos sólidos da extração de soja predominaram nas exportações de 2021, correspondendo à 55,4% do total.

A Espanha é o quarto principal mercado das exportações do Estado de Mato Grosso em 2021, tendo a soja como o produto de maior peso no total das exportações, com uma participação de 93,6% e o milho em sequência, como segundo produto mais exportado, representando 3,0%. Soja e milho, juntos, representaram 9,6% das exportações do Estado de Mato Grosso para a Espanha em 2021.

Em 2021, o estado efetuou exportação para 138 países, dos quais, concentraram-se em dez países cerca de 77,3% das exportações matogrossenses em 2021.

O algodão foi o segundo produto mais exportado por Mato Grosso, cuja receita externa somou US$ 1,3 bilhão, correspondendo à 11% das exportações estaduais entre janeiro a junho de 2021 e 55% a mais que em 2020.

Foi o segundo produto mais exportado pelo estado no primeiro semestre, correspondendo à 11% das exportações estaduais. Segundo o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, os bons números são resultados da retomada da economia mundial após a diminuição dos casos de Covid-19 após a vacinação.

Em relação a este ano, até agora foram colhidos cerca de 12% do algodão na segunda safra no estado. A estimativa é que a produção fique acima dos 3,9 milhões toneladas, 24,5% a menos que no ano passado.

O motivo foi o atraso na safra de soja, que impediu os produtores de plantarem algodão no tempo certo. Com isso, muitos diminuíram a área de plantio.

No total, a área semeada com a pluma no estado foi 20% menor. A consequência disso para as exportações deve aparecer no primeiro semestre do ano que vem.

Segundo o Imea, a expectativa é que a demanda pelo produto continue crescendo em todo o mundo.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.