;

Especiais

Mato Grosso| Preso morre com Covid-19 após 12 dias internado; outros 47 do mesmo presídio em estão contaminados

 

G1MT

Um preso da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (MT), morreu na madrugada desta segunda-feira (7) com Covid-19 após 12 dias internado.

Ele estava intubado com Covid-19 e quase outros 50 do mesmo presídio testaram positivo para o vírus. O que agrava o problema no local é a superlotação carcerária.



Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) lamentou a morte do preso. O homem, de 50 anos de idade, tinha comorbidade de obesidade e trabalhava no ateliê da unidade penal.

“A Sesp-MT ressalta que desde o início da pandemia, em março de 2020, as medidas de prevenção ao vírus foram implementadas nas unidades penais, o que resultou em apenas este caso grave até o momento”, pontuou a secretaria.

Conforme a Sesp, atualmente, a Mata Grande possui 1,6 mil presos. Destes, 47 testaram positivo para a Covid-19, sendo que todos estão assintomáticos, isolados, e sendo atendidos pela equipe médica.

A administração da unidade penal também realiza a desinfecção das alas com álcool 70% e água sanitária, e entrega kits de máscaras aos presos semanalmente.


A Secretaria reforça ainda que todas as pessoas que entram na unidade passam por triagem e quarentena, ao longo da qual fazem testes de Covid-19.

Atualmente, 48 presos estão isolados por prevenção e passam por testes a cada oito dias, até finalizar o período de 14 dias recomendado pelos órgãos de saúde.

Conforme a Sesp, os presos da Mata Grande acima de 60 anos de idade já receberam a primeira dose da vacina, assim como aqueles acima de 18 anos com comorbidade. Cerca de 150 doses são aplicadas por dia e a intenção é finalizar a primeira dose em todos os presos até o final de semana.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.