;

Especiais

Saúde| MT registra nove casos de síndrome rara associada à Covid-19 em crianças

 

G1MT.Foto: Luma Pimentel / Unsplash / Divulgação

Nove casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à Covid-19 já foram confirmados em Mato Grosso, até essa terça-feira (11). Os dados são do Ministério da Saúde.

Os números constam no boletim epidemiológico que o governo passou a divulgar, desde 1º de setembro de 2020, sobre esta síndrome rara que está acometendo as crianças durante a pandemia.

Seis casos foram em meninos sendo a maioria na faixa etária dos 5 aos 9 anos.

Os outros três casos foram em meninas, sendo dois na idade de 0 aos 4 anos, e um entre 10 a 14 anos. Não há registro de mortes relacionada a doença em Mato Grosso.

O nome completo da síndrome é Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica Temporariamente Associada à Covid-19 (SIM-P).

Desde julho, a notificação pela SIM-P se tornou obrigatória.

A primeira vez que o assunto veio à tona foi no dia 6 de agosto, quando duas crianças já estavam sendo acompanhadas, mas especialistas apontam a possibilidade para mais subdiagnósticos, já que a síndrome tem semelhanças com outra, a de Kawazaki, com febre, manchas vermelhas na pele, conjuntivite, edema de pés e mãos.

Nem todos os casos de SIM-P têm febre. As crianças diagnosticadas necessariamente testaram positivo para Covid-19.

Os sintomas podem evoluir de forma grave com insuficiência respiratória, doença renal aguda, insuficiência cardíaca aguda, com necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e podem evoluir para óbito.

Segundo o Ministério da Saúde, dentre os casos confirmados para SIM-P temporalmente associada à covid-19, cerca de 28% apresentavam algum tipo de comorbidade preexistente e mais de 61% dos pacientes necessitaram de internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

Os sintomas mais comumente relatados foram os gastrointestinais (dor abdominal, diarreia, náuseas ou vômitos) e estavam presentes em cerca de 79% dos casos, 57% dos pacientes apresentavam rash cutâneo, 40% apresentavam conjuntivite, 40% desenvolveram disfunções cardíacas, 35,4% tiveram hipotensão arterial ou choque e 30% dos pacientes apresentaram alterações neurológicas como cefaleia ou confusão mental. Evidência de coagulopatia esteve presente em 53% dos casos.

Cerca de 68% dos pacientes apresentaram sintomas respiratórios, incluindo coriza, tosse, dispneia ou queda da saturação.

Os casos suspeitos de SIM-P devem realizar o teste RT-PCR para e sorologia quantitativa. Na ausência de critérios laboratoriais, a vigilância epidemiológica local deve avaliar se o caso suspeito teve contato com caso confirmado de covid-19 para auxiliar na classificação final do caso e preferencialmente realizar investigação domiciliar.

O monitoramento da SIM-P temporalmente associada à Covid-19 é importante para avaliar a magnitude da infecção na faixa etária pediátrica, visto que é uma condição recente e potencialmente grave, em que os dados clínicos e epidemiológicos evoluem diariamente.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.