;

Especiais

Saúde| Coronavírus pode ficar no pênis por até 6 meses após infecção e gerar impotência

O tempo| Prixbay

O coronavírus pode se manter no pênis por até seis meses após a infecção e aumentar o risco de impotência sexual. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12) em reportagem do jornal britânico “The Sun”. Conforme especialistas que têm estudado a Covid-19, a condição é chamada “disfunção endotelial”, e ocorre por meio da diminuição de circulação de sangue no corpo. 

O autor do estudo. Ranjith Ramasamy, professor associado e diretor do Programa de Urologia Reprodutiva da “Miller’s School”, disse, em entrevista: "Nossa pesquisa mostra que a Covid-19 pode causar disfunção endotelial generalizada nos sistemas de órgãos além dos pulmões e rins. Isso pode afetar diversos órgãos, inclusive o pênis”.

Os pesquisadores colheram amostras de tecido de homens que foram infectados pelo coronavírus, e outros que não tiveram histórico da doença. Parte dos que desenvolveram Covid-19 foi hospitalizada, e parte sofreu com sintomas leves. Ambos grupos relataram dificuldade em manter ereções. 



"Os homens que desenvolvem a infecção devem estar cientes de que a disfunção erétil pode ser um efeito adverso do vírus, e devem ir a um médico se desenvolverem sintomas”, relatou o especialista. 

Pesquisadores ainda disseram que este pode ser o primeiro passo para entender o potencial impacto do vírus na fertilidade masculina. Também, o estudo visa identificar se a Covid-19 pode ser sexualmente transmissível.

 


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.