;

Especiais

Mato Grosso| Falta de chuvas prejudica desenvolvimento da soja cultivada e produtores têm que refazer o plantio

 
G1 MT| Foto: Reprodução/TVCA

A falta de chuva atrasou o início do plantio da soja em Mato Grosso e, em algumas fazendas, está sendo feito o replantio porque devido à baixa umidade algumas plantas não germinaram como deveriam.

O percentual que ainda precisa ser cultivado é baixo, menos de 1% da área total, estimada em 10.300 milhões de hectares, mas tem muitas lavouras em que houve a necessidade de refazer o plantio, como em uma fazenda que fica em Diamantino. O produtor precisou plantar novamente uma área com 50 hectares.

Em outra área da mesma fazenda, com cerca de 250 hectares, as plantas também não nasceram direito, mas o agricultor resolveu não plantar de novo, porque, segundo ele, já não compensaria mais.

O risco de plantar agora é que o prazo que fica apertado e pode comprometer o cultivo do milho na segunda safra, que necessariamente precisa ser feito até o final de fevereiro Com isso, quem plantar soja agora deve colher somente em março e então não há mais período ideal para cultivar o milho.

De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e da Associação de Produtores de Soja e Milho (Imea), em Mato Grosso nesta safra os produtores precisaram fazer o plantio de soja duas vezes em uma área total de quase 260 mil hectares, ou seja, cerca de 2,5% do total de 10.300 milhões de hectares.

O momento é de apreensão para boa parte dos agricultores.

A baixa umidade atrapalha o desenvolvimento das plantas e reduz o potencial produtivo das lavouras.

Uma análise recente feita pelo Imea, já se sabe que nesta safra, Mato Grosso vai produzir menos soja por hectare. No comparativo com a safra passada, a redução vai ser de cerca de uma saca e meia por hectare, chegando nesta safra a pouco mais de 57 sacas em média.

Por isso a regularização das chuvas é algo muito esperado, para que as lavouras recuperem a produtividade e os produtores não tenham ainda mais perdas, afinal a gente sabe que o agricultores fazem compromissos com a venda antecipada das safras.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.