;

Especiais

Alto Taquari| Com 10 casos positivos de HIV, SMS oferece teste rápido; saiba como agendar seu horário

 
Foto: Internet

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa da Saúde da Família (PSF) está ofertando aos moradores de Alto Taquari testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. O teste é gratuito e o resultado fica disponível em meia hora, não é necessário encaminhamento médico.


O agendamento é realizado diariamente, no entanto, os testes são realizados todas as segundas-feiras nos  PSF’s  Central, do Bairro Coachol e do  Bairro 13 Pontos .

De acordo com a coordenadora do NASF Ivonete Lima, o paciente não precisa de encaminhamento médico, apenas de interesse e, deverá comparecer no PSF de seu bairro portando documentos pessoais e o Cartão do SUS.

Ainda segundo a coordenadora, no município de Alto Taquari existem aproximadamente dez casos de HIV notificados e em tratamento.

“As relações sexuais sem camisinha é fator principal das transmissões destas DST’s, principalmente a Sífilis que esta presente em sua maioria em adolescente e jovem que se aventuram sem se preocupar com os riscos” alerta.  

O teste

Nós do Alto Taquari em pauta realizamos o teste e compartilhamos com vocês a experiência.

O nervosismo toma conta, os minutos se tornam horas, mas tudo é simples, como se fosse um exame de glicose. Por meio de uma agulha fina e indolor, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que é colocada no orifício do aparelho, como são quatro testes, será furado quatro dedos.

O resultado sai em torno de 30 minutos.

Após meia hora esperando, a ansiedade tomando conta, o resultado  saiu, Não Reagente  ou negativo para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

O Tratamento

Se o resultado for positivo, aparece duas linhas no visor do aparelho utilizado para a coleta do sangue.

Segundo a coordenadora do Nasf, Ivonete Lima, quando a infecção é comprovada, o paciente recebe a orientação necessária e imediatamente começa o tratamento,  todo custeado pelo SUS.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.