;

Especiais

Reviravolta! Polícia aponta ex-cunhada como mandante na morte de empresário em Alto Taquari; saiba os detalhes

Da Redação com Gazeta Digital| Foto|Internet

Mulher acusada de envenenar e matar lentamente a enteada de 11 anos para ficar com a herança é investigada em outros 2 homicídios, motivados pela ambição. Jaíra Gonçalves de Arruda, 42, está presa desde 9 de setembro de 2019, acusada do homicídio de Mirella Poliana Chuê de Oliveira, crime que gerou revolta e comoção e deve leva-la à júri popular. Mas investigação deste crime mostrou a frieza da autora e levantou suspeitas de sua participação em 2 outras mortes que ocorreram anteriormente, de pessoas próximas. Do avô paterno de Mirella e do cunhado, executado em circunstâncias suspeitas no período em que Jaíra morava com ele após a morte da irmã, em Alto Taquari (479 km ao sul). Neste domingo, 22, Mirella completaria 13 anos.


A Justiça deferiu pedido para a exumação do corpo de Edson Manoel Leite de Oliveira, morto em 4 de março de 2018. Era com Manoel que Mirella vivia antes de ir morar com a madrasta e o pai. Ele teve um mal súbito e apesar de passar por atendimento de urgência morreu em seguida. Mas as últimas palavras dele falavam sobre um o suco que Jaíra lhe deu, segundo ficou apurado em investigação. Com a morte da neta, a suspeita de que Edson Manoel foi envenenado por ela foi reforçada entre os familiares dele. Segundo o delegado Olímpio da Cunha Fernandes Júnior, a partir da autorização judicial a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) aguarda agendamento da Perícia Oficial para realização da exumação do corpo.

O outro crime em que Jaíra é investigada ocorreu em 23 de setembro de 2013, em Alto Taquari. O comerciante Marcos Cesar de Carvalho, 41, o Paulo Verdurão foi assassinado com um tiro no tórax, após uma suposta briga no trânsito. O autor seria um homem que fazia serviços de pintura na casa dele. A vítima, mesmo ferida, conseguiu conduzir sua caminhonete até a delegacia onde foi socorrido pelos policiais, mas morreu em seguida.

Jaíra, que era casada na época com o pai de Mirela, foi morar em Alto Taquari, com o propósito de cuidar da irmã que enfrentava um câncer, doença que a matou. Depois da morte dela, ela se envolveu com o cunhado, que tinha um mercado na região. Pouco tempo depois ele foi assassinado e Jaíra assumiu os negócios, vendeu o comércio e trouxe as 3 sobrinhas para Cuiabá.

O delegado Wagner Bassi Júnior, que na época investigou a morte de Mirella e realizou a prisão da acusada, foi quem remeteu cópias de depoimentos para a delegacia de Alto Taquari. Segundo ele, a frieza e a ambição da acusada e as suspeitas levantadas contra ela nos depoimentos, inclusive por uma das filhas de Marcos Cesar, apontavam para a necessidade de uma investigação mais detalhada, colocando Jaíra como uma possível mandante do crime.

 De acordo com o delegado José Mauro Dias de Souza, de Alto Taquari, após receber cópia dos autos , foi instaurado o inquérito policial 105/2019 para apurar o caso. Foram realizadas as instruções iniciais mas ainda não obtivemos nenhum elemento técnico que confirme a tese. No momento estamos aguardando uma carta precatória enviada à Cuiabá, em que solicitamos a oitiva de Jaira sobre sua suposta participação no homicídio.

 Avó lamenta e chora mortes


A menina doce, que chegou a fazer homenagem a mãe que morreu no dia em que ela nasceu, completaria 13 anos neste domingo, 22. Para a avó materna de Mirella, Claudina Chuê Marques, 56, é um dia de muitas lembranças e grande sofrimento. Na mesma data, há 13 anos, a filha Poliane Chue Oliveira, na época com 22 anos, morria em decorrência de uma forte hemorragia durante o parto de Mirella, a neta mais velha.

Em um vídeo feito para seu canal no You Tube, menos de um ano de sua morte, com voz embargada a menina fala para outras crianças da tristeza por não ter conhecido e abraçado a mãe. A vida é uma maratona e as pessoas sempre perdem os outros, diz a menina com a voz embargada. Mas finaliza dizendo que a mãe está no céu.

A maratona de dona Claudina começou com a morte da filha, quando entrou na Justiça buscando a indenização pela negligência médica que a levou precocemente. Após 10 anos o processo foi encerrado contra o hospital, com causa ganha à família no valor de R$ 800 mil, incluindo os descontos de honorários advocatícios. A herança que seria de Mirella, despertou a cobiça da madrasta, que inclusive havia se apropriado de valores do montante indevidamente, antes de sua morte, conforme apurou a investigação. Hoje, debilitada com as tragédias que atingiram a família, dona Claudina só pede forças para continuar lutando. Agora busca na Justiça que a causadora da morte cruel de sua neta seja condenada e fique presa. A filha Poliane completaria 35 anos na terça-feira (24). (SR)




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.