;

Especiais

Educação| Como estudar de graça e online para o Enem 2020

Da Redação com Serasa|Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

Quer estudar de graça e online para o Enem? Está no lugar certo.

O dia do Enem é sempre aguardado por milhões de brasileiros. Os jovens buscam uma boa oportunidade em uma faculdade/universidade. Os pais torcem para os filhos irem bem preparados para entrar na vida acadêmica. Já a internet, aguarda ansiosa pelos memes tradicionais produzidos no dia das provas.

Em 2020, O Exame Nacional do Ensino Médio já começou cheio de polêmicas. Além do adiamento das inscrições e dos exames provocados pela pandemia do novo coronavírus, o vídeo da campanha do Enem causou revolta na internet. Os jovens de classe mais baixa enfrentam enorme dificuldade para estudar de graça e online para o Enem, apesar do exame ser visto como uma das poucas possibilidades de ingressar em universidades públicas.

Pensando nisso, o Alto Taquari em pauta trouxe este conteúdo do  Serasa Ensina com dicas e sites para ajudar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Cronograma de estudos Enem 2020

A disputa por uma vaga em uma universidade pública ou até bolsa em faculdade privada é muito acirrada. O Enem é uma porta de entrada para essas vagas. Antes de começar a estudar para qualquer prova, é preciso saber os critérios de avaliação do exame e como o teste é dividido. Essa parte é essencial para que você elabore um bom plano de estudos e se prepare de forma mais eficaz.

No total, são 180 questões de múltipla escolha e a temida redação. O exame é dividido em duas etapas: exatas e humanas. Confira as disciplinas cobradas no Enem:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol),
  • Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Estudando para o Enem – Dicas

  • Divida seu plano de estudos de forma inteligente. Separe as disciplinas que tem mais e menos afinidade para definir o que você precisa estudar com mais atenção.
  • Leia o edital e faça um cronograma para conseguir cobrir todos os assuntos até o dia da prova
  • Refaça as provas antigas para conhecer o estilo da banca examinadora.
  • Fique atento aos jornais e notícias. O tema da redação geralmente está relacionado aos fatos mais importantes do ano. O próprio INEP disponibiliza uma cartilha especial para se preparar para a redação.

Onde achar materiais para estudar de graça e online para o Enem?

A nova geração está conectada o tempo todo na internet. Estudar pelo computador, tablets ou celular já faz parte da rotina de muitos jovens. Elaboramos uma lista de sites e aplicativos gratuitos cheios de conteúdo, simulados e videoaulas. Confira:

  1. Aplicativo do Enem
  2. A própria organização disponibiliza um aplicativo com cronograma, notícias e simulados. Pelo app do Enem, você também consegue acessar seu local de prova, gabaritos, resultados e a vista pedagógica da redação.

  3. Descomplica
  4. Apesar de também oferecer cursos pagos, a plataforma Descomplica tem uma seção especial com vários materiais gratuitos dedicados ao Enem. Tem cronograma de estudos, resumos, planner de matérias, exercícios divididos por disciplina, folhas de redação e videoaulas.

  5. Khan Academy
  6. Khan Academy é uma ONG com a missão de proporcionar educação gratuita e de alta qualidade para todos. No site, você consegue ter acesso a uma coleção grátis de vídeos de matemática, medicina e saúde, economia e finanças, física, química, biologia, ciência da computação, entre outras matérias.

  7. Mande bem no Enem
  8. Como o próprio nome diz, o Mande bem no Enem é um site exclusivo para ajudar na preparação do Exame Nacional do Ensino Médio. Através de várias videoaulas, o site foca em cinco áreas de conhecimento: natureza, números, cultura, comunicação e letras. Além disso, usam músicas como recurso para fixar o conteúdo das disciplinas.

  9. Geekie Games
  10. Para aprender jogando. O Geekie é bastante reconhecido na área da educação online e credenciado ao Ministério da Educação. Trata-se de um jogo com videoaulas, exercícios e simulados para preparar os alunos para o Enem. Disponível no site e como aplicativo.

  11. Brasil Escola
  12. É um portal para estudantes. Possui uma sessão exclusiva para o Enem com correções de redação, simulados, vídeos, dicas, plantão, provas e gabaritos.

  13. FGV Ensino Médio
  14. Reconhecida nacionalmente pela qualidade de curso de graduação e pós-graduação, a Fundação Getúlio Vargas criou uma página dedicada aos alunos de ensino médio. No site é possível acessar cursos gratuitos sobre todas as matérias que caem no Enem.

  15. Politize
  16. No Enem, várias questões são interdisciplinares e levam em consideração assuntos que estão em foco no mundo. O Politize fornece aulas gratuitas de educação política e atualidades para ficar por dentro desses temas.


  17. Blog do Enem
  18. Site dedicado exclusivamente ao Enem. Por lá é possível encontrar simulados, aulas, apostilas, dicas de redação e notícias úteis para realizar a prova.

    Quais são as datas da prova do Enem 2020?

    Provas tradicionais: 17 e 24 de janeiro de 2021
    Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
    Resultado: 29 de março de 2021

    Enem 2020: O que levar e o que não levar no dia da prova:

    O Enem é realizado durante finais de semana. As provas são divididas entre exatas e humanas. Se você fez sua lição de casa e mandou ver nos estudos já está mais perto da tão sonhada vaga na universidade. Mas é preciso levar em consideração que os dois dias de exame podem ser longos e cansativos. Para que nada te atrapalhe nos dias de prova, fique atento nessas dicas:

    • Não esqueça o documento. Sem uma identificação válida, você não poderá fazer a prova. Os documentos aceitos são: RG, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte ou identificação que por Lei tenham validade como documento de identidade. Nesse ano carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação não serão aceitos como documento de identificação.
    • Prepare lanches saudáveis para levar no dia das provas. Frutas e barrinhas de cereais são boas alternativas para se alimentar durante o exame.
    • Prepare com antecedência os materiais que vai precisar no dia da prova. Para marcação de gabarito, a organização só aceita o uso de caneta esferográfica transparente de tinta preta. Leve mais de uma para se garantir.
    • Por via das dúvidas, é aconselhável levar seu cartão de inscrição. Apesar de não ser obrigatório, ele vai facilitar seu acesso no local de provas.
    • Não é permitido o uso de acessórios como boné, chapéu, gorros, tiaras e afins na cabeça.
    • O uso de materiais escolares não transparentes, anotações e aparelhos eletrônicos é terminantemente proibido durante as provas.
    • A organização cede um saco plástico para guardar itens proibidos durante o exame. Para evitar problemas, evite levar celular, relógio, tablets, pen drives para o exame.
    • Dê preferência para roupas confortáveis para realizar as provas.
    • Durma, no mínimo, 8 horas por dia nos dias que antecedem os exames e durante o final de semana de provas. Sono de qualidade é muito importante para sua disposição e concentração na hora do teste.
    • Se alimente bem nos dias de prova. Dê preferência aos alimentos leves e mais nutritivos. Você não vai querer passar mal ou se sentir fraco nesse momento tão importante para seu futuro.

    Depois de todas essas dicas, não tem mais desculpas para não mandar bem no dia da prova. Lembre-se: além de ser possível estudar de graça e online para o Enem, você precisa de muita dedicação na caminhada por uma vaga na universidade. Boa sorte e bons estudos!

    Agora que você aprendeu a estudar de graça e online para o Enem, compartilhe o conteúdo. Ajude mais pessoas a se preparar de forma gratuita para o exame. Já que as buscas por educação financeira aumentaram bastante nesse ano de crise, aí vai a última dica: faça nosso curso grátis!

    Perdeu a inscrição do Enem 2020?
    Saiba as datas que ocorrem as aberturas de cada fase do processo do Enem 2020 e aguarde o Enem 2021:

    Pedidos de isenção da taxa6 a 17 de abril de 2020
    Justificativa de ausência para isenção de taxa6 a 17 de abril de 2020
    Resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência24 de abril de 2020
    Inscrições Enem 202011 a 27 de maio de 2020
    Prazo para pagamento10 de junho de 2020
    Tratamento pelo nome social1 a 5 de junho de 2020
    Provas tradicionais17 e 24 de janeiro de 2021
    Provas digitais31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
    Gabarito provas tradicionaissem previsão
    Resultado29 de março de 2021


    Para ter dicas de finanças, se inscreva no nosso canal do YouTube e escute o nosso podcast.




 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.