;

Especiais

Brasil| Campanha propõe enfrentamento à violência contra mulher nas eleições

Da Redação 

Será lançada nesta quinta-feira (29) uma campanha de mobilização nacional para prevenir casos de violência contra as mulheres em contextos eleitorais. A #ViolênciaNão – Pelos Direitos Políticos das Mulheres é uma parceria da ONU Mulheres Brasil com a União Europeia.

A campanha aborda a violência política como barreira que impede mulheres de terem acesso a direitos humanos. “Eliminar todas as formas de violência contra as mulheres nas esferas pública e privada contribui diretamente para garantir a participação plena e efetiva em todos os níveis de tomada de decisão e realização dos direitos humanos das mulheres”, afirma a representante da ONU Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya.

“É importante que as pessoas conheçam e reconheçam a violência política, entendam como ela se manifesta e afeta mulheres em sua diversidade e apoiem as vítimas”, complementa Divinskaya.

O evento de lançamento acontece às 9h no o canal da ONU Mulheres Brasil no YouTube. A campanha vai até março de 2021, com a divulgação de vídeos, cards, áudios informativos, gifs, filtros para o Instagram e figurinhas para aplicativos de conversa. O objetivo é sensibilizar e conscientizar sobrea violência política contra mulheres no debate público. Será lançada também uma cartilha sobre violência política, formas de prevenção e resposta.

Um ato de violência a cada 4 dias

De acordo com o estudo “Violência Política e Eleitoral no Brasil”, o país registrou, em média, considerando vítimas masculinas e femininas, um ato de violência política a cada quatro dias. O levantamento foi realizado pelas ONGs (Organizações Não Governamentais) Terra de Direitos e Justiça Global.

Apenas em 2020, já foram 27 registros, sendo 13 de assassinatos e 14 atentados.

As mulheres são as principais vítimas de ofensas. Das 59 analisadas, 35 delas ocorreram em 2019 e 76% das vítimas foram mulheres. Segundo a pesquisa, 22 casos são por racismo e 22 por misoginia, sendo o principal alvo mulheres políticas negras. Em relação a ameaças, mulheres representam 31% das vítimas.

Entre os casos de violência política contra mulheres analisados pela pesquisa, está o da vereadora Fabrizia Tinoco. Ela foi arrastada pelo cabelo pelo vereador e ex-secretário de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, ao tentar inspecionar uma obra parada do governo. Após o episódio, ela conseguiu na justiça uma medida protetiva contra ele.

 



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.