;

Especiais

Mato Grosso| Servidores podem agendar aposentadoria pelo Portal do Servidor a partir de segunda-feira (24)

 

Foto Divulgação

SeplagMT

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Mato Grosso Previdência firmaram uma parceria para a realização dos agendamentos de aposentadoria por meio do Portal do Servidor. A funcionalidade estará disponível a partir da próxima segunda-feira (24). O Portal do Servidor, gerido pela Seplag, permitirá ao servidor realizar o agendamento e todo acompanhamento do processo de forma online. Os pedidos serão analisados por ordem cronológica.

A medida trará mais facilidade, economicidade e democratizará o procedimento, já que os agendamentos não serão limitados a uma data, como é feito atualmente. O servidor que estiver apto poderá acessar a aba “Previdência”, realizar o agendamento a qualquer dia e horário, além de acompanhar o andamento do processo. A ordem de análise seguirá os protocolos de agendamento, obedecendo sempre a capacidade operacional do MTPREV.

Para o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a medida simplifica, democratiza o procedimento e traz mais facilidade para o servidor público. “Além de todos os benefícios para o servidor, estamos digitalizando cada vez mais os serviços do Estado. Isso simplifica os procedimentos e traz mais economia para aos cofres públicos”.

Para acessar o portal, o servidor deve ter email cadastrado no Sistema Estadual de Administração de Pessoal (Seap). Caso ainda não possua acesso ao portal, o servidor deve clicar na opção "esqueci a minha senha", e em seguida receberá um e-mail com um link para confirmar a alteração de senha.  Após a confirmação pelo e-mail, será enviada uma senha provisória, que, por segurança, deverá ser trocada no primeiro acesso.

Vale lembrar que o servidor que não tem e-mail cadastrado no Seap, deve procurar a gestão de pessoas de seu órgão de origem e fazer a solicitação.

Conforme o diretor-presidente do MT Prev, Elliton Oliveira de Souza, a nova modalidade de agendamento proporciona mais praticidade ao servidor, que terá o seu pedido de aposentadoria registrado por ordem de protocolo, e poderá ser acompanhado pela internet.

O Portal do Servidor é uma ferramenta disponibilizada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) em que o servidor ativo, aposentado e pensionista tem acesso ao holerite, histórico funcional, extrato de férias e licença-prêmio, vínculo funcional, contribuição previdenciária e cédula C. Ele visa facilitar e centralizar as informações sobre a vida funcional dos servidores públicos do Estado.


Aposentadoria remota

Outra novidade prevista para novembro é concessão da aposentadoria remota. A medida tem o objetivo de facilitar e melhorar os serviços ofertados aos servidores, e também será realizado mediante acesso pelo Portal do Servidor. Assim, aqueles residem no interior do Estado não precisarão mais se deslocar à Cuiabá para se aposentarem. A concessão remota será opcional e, caso o funcionário público deseje, poderá se aposentar também presencialmente no MTPREV.

Atualmente, após o agendamento, os servidores do interior precisam se deslocar até Cuiabá para efetivarem o processo de aposentadoria.

Confira o passo a passo anexado e saiba como fazer seu agendamento.



DOWNLOAD 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.