Mato Grosso| Exportações aumentam 6% e estado assume a 4ª colocação no ranking brasileiro
Um dos setores da indústria que mais cresceu foi o de carne bovina, com alta de 40% — Foto: Reprodução/TVCA |
G1MT
Mato Grosso subiu uma posição no
ranking nacional e se tornou o quarto maior exportador do Brasil, com
crescimento de 6,6% no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo
período de 2019. Enquanto isso, a tendência nacional foi de retração de 7,3%.
De acordo com o boletim, um dos setores da indústria que mais cresceu foi o de carne bovina, que neste primeiro semestre teve alta de 40%.
O estado representa 58% das exportações do Centro-Oeste, o equivalente a US$ 9,6 bilhões, segundo a publicação.
Os números fazem referência ao primeiro semestre deste ano.
De acordo com o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, esses recursos que vem de fora do país são muito importantes para a circulação da economia, sobretudo neste momento de pandemia, já que promovem a geração de emprego e impulsionam a compra de insumos para o agronegócio e agroindústria.
O Boletim Comex MT mostra que apenas 23% da receita gerada pelas exportações vem de produtos industrializados, enquanto que 77% são provenientes da agropecuária.
Gustavo Oliveira afirma que esse número poderia ser ainda maior. “Nos últimos meses, vendemos para o mundo quase US$ 10 bilhões, porém deixamos de exportar muito mais porque nossos produtos têm pouco valor agregado”, finaliza.
Apesar dos números robustos de exportações no segmento de commodities, o gerente de Desenvolvimento Industrial da Fiemt, Lucas Barros, destaca que cenário é uma grande oportunidade para que pequenas e médias empresas mato-grossenses possam internacionalizar seus negócios.
A partir de agora, a Fiemt irá publicar mensalmente boletins com análises do fluxo de comércio exterior, tendo como principal foco as operações realizadas em Mato Grosso.
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.