;

Especiais

Café e demência: Será que a bebida pode salvar nossa memória?

Notícias ao Minuto

Um novo estudo sugere que o consumo de até cinco xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir o risco de desenvolvimento de condições que contribuem para o aparecimento de demência. Os dados apurados sustentam pesquisas anteriores que já haviam detectado uma correlação entre a popular bebida e doenças neurodegenerativas. 

"Existem estudos científicos que apuraram que há sim uma relação entre o consumo de café e o retardamento da incidência de Alzheimer" disse Keri Gans, dietista e autora do livro 'The Small Change Diet', em entrevista ao Yahoo Lifestyle.  


Uma pesquisa realizada em 2018 determinou que o consumo regular de café ajudava algumas pessoas a evitar a doença de Alzheimer e Parkinson. Na altura, os investigadores apuraram que determinados ingredientes na bebida, sobretudo os fenilindanos, tinham o poder de bloquear tanto a proteína amiloide como a tau, elementos comuns no cérebro de pessoas que padecem das duas patologias. 

A equipe descreveu os fenilindanos como "uma pista promissora no desenvolvimento de drogas moleculares capazes de tratar distúrbios neurodegenerativos". Todavia, Gans reforça a necessidade de realizar mais estudos para entender melhor de que forma o café funciona na prevenção da demência.  

Adicionalmente, o novo estudo realizado pela organização sem fins lucrativos Scientific Information on Coffee determinou que beber café pode também reduzir o risco de doenças cardíacas, vários tipos de câncer (sobretudo o da próstata) e de diabetes tipo 2. 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.