;

Especiais

Saúde| MT é o estado com maior aumento no número de mortes por Covid-19 nos últimos 30 dias

G1

Mato Grosso tem o maior aumento na curva de mortes do país pela Covid-19, nos últimos 30 dias, segundo dados fornecidos pela Secretarias Estaduais de Saúde. O aumento de mortes pela doença foi de mais de 873% nesse período. O número de mortos chega a quase 400. É o pior avanço no país.

Além disso, os casos confirmados cresceram 600%, chegando a 10 mil.

O aumento rápido fez o sistema de saúde colapsar. As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão lotadas.

Na região metropolitana de Cuiabá restam 16 vagas e nas cidades do interior a ocupação de UTIs está em praticamente 100%, como é o caso de Cáceres, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, que decretou lockdown para reduzir o contágio.

O governo do estado prevê abrir 100 novas vagas de UTI em parceria com as prefeituras, mas não deu data para isso.

Nesta segunda-feira (22), a Justiça determinou que os municípios de Cuiabá e Várzea Grande devem adotar quarentena coletiva obrigatória por 15 dias.

As prefeituras devem ainda implementar barreiras sanitárias, para triagem de entrada e saída de pessoas, permitindo apenas a circulação de quem exerce atividades essenciais e manter apenas os serviços públicos essenciais, exceto salões de beleza e barbearias e academias.

Cuiabá é a cidade com maior número de casos e mortes de Covid-19. São 113 mortes. Várzea Grande é o segundo município, com 79 mortes.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.