;

Especiais

Alto Araguaia| Ministério Público firma TAC com Município para cumprimento de decreto

MPMT

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Alto Araguaia (a 415km de Cuiabá), no qual o prefeito Gustavo de Melo Anicezio se compromete a adotar imediatamente as restrições estabelecidas no Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020 (alterado pelo Decreto Estadual nº 532, de 24 de junho de 2020). Conforme o TAC, as restrições previstas na normativa estadual não impedem a imposição de medidas mais rígidas pelo executivo municipal para o combate e a prevenção da Covid-19.

 

O Boletim Informativo nº 109 | Situação Epidemiológica Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), classifica Alto Araguaia como de risco “alto” para o Novo Coronavírus. Ainda segundo o boletim, o Município possui 15 casos em monitoramento, 14 recuperados e já registrou três mortes.

 

Os promotores de Justiça Elton Oliveira Amaral e João Ribeiro da Mota consideraram que na maioria dos municípios da região Sul do Estado não existem leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), sendo certo que em casos mais graves será necessária a utilização da estrutura do Sistema Único de Saúde de Rondonópolis, que já se encontra em colapso. Argumentaram também que um estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) prevê que a região Sul mato-grossense alcance o pico pandêmico em setembro, e que por isso não é o momento de se discutir reabertura gradual, mas sim de coibir o fluxo desnecessário de pessoas.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.