;

Especiais

Mundo| Paciente com lúpus toma hidroxicloroquina há 19 anos e ainda tem covid-19

Revista Exame

A hidroxicloroquina foi apresentada pelo presidente Donald Trump e outras figuras públicas como uma defesa contra o coronavírus. Mas uma mulher de Wisconsin, nos EUA, diz que toma o medicamento há quase duas décadas e ainda foi diagnosticada com a covid-19, segundopublicou o Business Insider.

A mulher, identificada apenas como Kim, disse que toma hidroxicloroquina há 19 anos para tratar surtos causados pelo lúpus, uma doença auto-imune. Ela começou a se colocar em quarentena em março, disse ela.

Mas em abril, Kim começou a sentir sintomas como fadiga, tosse e febre. Ao procurar uma clínica com atendimento de urgência, onde testou positivo para o coronavírus.

Kim, que vive em Oconomowoc, diz que ficou internada por sete dias e ainda usa oxigênio externo em casa.

Quando eles deram o diagnóstico, eu senti que era uma sentença de morte. Eu pensava: ‘vou morrer'”, disse. “Cheguei a achar contraditório: como posso ficar doente? Como? Estou tomando hidroxicloroquina. Porém, os médicos diziam: ‘Bem, ninguém nunca disse que isso era a cura'”.


O presidente Trump começou a promover a hidroxicloroquina em meados de março, quando anunciou em uma coletiva de imprensa que o medicamento seria disponibilizado “quase imediatamente” para tratar o novo coronavírus.


A hidroxicloroquina, que geralmente é prescrita para tratar a malária e doenças auto-imunes como lúpus e artrite reumatóide, não se mostrou segura ou eficaz no tratamento da covid-19, de acordo com o FDA (Food and Drug Administration).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.