;

Especiais

Economia| Aneel autoriza reajuste na tarifa de energia em MT a partir de 1º de julho


G1 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nessa terça-feira (7) o reajuste na tarifa de energia no estado a partir de 1º de julho deste ano. A previsão era reajustar a partir desta quarta-feira (8), mas a data foi adiada por causa da pandemia de Covid-19.



A tarifa será reajustada em 2,47%.

De acordo com a Energisa, a concessionária de energia, o reajuste tarifário é regulado pela Aneel e está previsto no contrato de concessão da empresa.


A concessionária afirma que os contratos trazem a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.


Conforme a concessionária, o reajuste está diretamente relacionado com o indicador inflacionário usado no contrato de concessão da empresa, o chamado IGPM, cuja média ao longo de 2019 foi de 6,8%.

A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos.


A parte que cabe à distribuidora de energia representa apenas 25,67% da composição da tarifa. É por meio dessa parcela que a Energisa Mato Grosso distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviço, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.