;

Especiais

Mato Grosso| Duas mortes por dengue e uma por chikungunya são confirmadas no primeiro bimestre do ano



G1

Mato Grosso registrou duas mortes por dengue e uma por chikungunya nos primeiros dois meses do ano. Os dados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Conforme o levantamento, outra morte por suspeita de dengue está sendo investigada.

Os óbitos por dengue ocorreram em Sinop. Já o de chikungunya foi em Várzea Grande, região metropolitana da capital.

Apesar das mortes terem sido registradas em dois municípios, todo o estado está em alerta.

De acordo com a SES, são 2.775 casos suspeitos de dengue em Mato Grosso. O nível de alerta, conforme o boletim epidemiológico, está em vermelho.

Os dados foram atualizados na última terça-feira (3).

O município com mais notificações é Sinop, com 321 suspeitas, seguido de Cuiabá com 113, Rondonópolis com 57 e Várzea Grande com 54.

O alto índice de casos da doença, levou a Prefeitura de Sinop a criar uma sala de emergência para elaborar e colocar em prática ações que possam prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti.


Fazem parte desse grupo de trabalho servidores das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Obras. Entre as ações já estabelecidas está o aumento do número de equipes que atuam em ações de bloqueio em áreas prováveis de transmissão. No município, 80% dos casos registrados foram em casas.

Já o risco para os casos suspeitos de chikungunya, segundo a SES, é baixo. Em todo o estado, foram 185 notificações. Dessas, 35 foram na capital, 24 na região metropolitana, 15 em Rondonópolis e dois em Sinop.

Recomendações

Segundo a secretaria de Saúde, durante o período chuvoso, a falta de saneamento básico e cuidados domiciliares, provocam o aumento dos números de criadouros do Aedes aegypti. Com isso, ocorre a necessidade do alerta para aumentar a atenção e os cuidados com essas doenças transmitidas pelo mosquito.

Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas;

Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água;

Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água;

Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles;

Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso;

Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;

Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto;

Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto;

Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais;

Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.