;

Especiais

Geral| Produções e exportações de gado, leite e madeira são paralisadas devido aos atoleiros em BR que liga municípios de MT

G1

A região noroeste de Mato Grosso é considerada uma grande produtora de madeira, gado e leite e depende da BR-174 para escoar e exportar a produção. Mas no período de chuva, passar pela região tem sido um grande desafio. Os caminhoneiros chegam a ficar dias parados nas estradas, o que faz com que a maioria da produção seja perdida e algumas atividades sejam paralisadas.
A BR-174 tem 1.902 km que ligam Cáceres até Roraima, na fronteira com a Venezuela. Desse total, mil quilômetros não têm asfalto. O trecho entre Castanheira e Colniza é um dos mais críticos para os motoristas.

“É um trajeto de cerca de 200 km e gastamos cinco dias para passar”, contou o caminhoneiro Vanderson Pereira.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a BR-174 ainda não é uma rodovia implantada e que o processo encontra-se em fase de estudos ambientais pelo governo de Mato Grosso. Por isso, as adequações necessárias na pista só poderão ser feitas depois da implantação da estrada.
Enquanto isso, segundo o Dnit, equipes de manutenção estão trabalhando entre os municípios de Castanheira, Juruena e Colniza. O departamento afirmou que os trabalhos são feitos em uma extensão de 363 quilômetros, como recuperação de pontes e cascalhamento da rodovia.

A demora na entrega da matéria-prima impacta na economia da região. Uma indústria instalada em Juruena, está operando em cerca de 40% da capacidade e não consegue cumprir os prazos de exportação para o Irã e Japão, pois os caminhões demoram para chegar ao Porto de Santos (SP).

Segundo o gerente industrial do frigorífico, Euclides Santos Júnior, o local tem capacidade para abater 600 animais por dia, mas estão recebendo apenas cerca de 150 animais.

“A matéria-prima chega com atraso e o escoamento dessa carne também não está fácil. Nosso caminhão fica parado nas estradas e isso atrasa nossa entregas”, disse.

Uma indústria de laticínios da cidade também teve que reduzir a produção e não está conseguindo atender clientes de outros estados.

O diretor da indústria, Lenoir Maria Júnior, contou que os caminhões quebram nas estradas e o leite que precisa ficar a 3°C, acaba ficando até um dia na estrada e chega na empresa a 7°C. Com isso, o produto é jogado fora.

“As máquinas estão paradas, devido à produção que não está dando conta de chegar com a matéria prima”, disse.
No campo o leite é tirado, mas muitas vezes nem sai da propriedade. No sítio da produtora Marlise Ninow o leite é o que sustenta a casa. As ordenhas são feitas duas vezes por dia.


Depois da ordenha o leite é levado para um resfriador onde pode permanecer até dois dias, conforme as normas do Ministério da Agricultura. No entanto, os caminhões que fazem a coleta não estão chegando dentro do prazo e mais de 1,7 mil litros de leite são desperdiçados.

“Esse é o sustento da minha família. Eu preciso desse leite para vendê-lo, mas não tem como levar e os laticínios não conseguem buscar por causa dos atoleiros. Essa é a nossa situação”, lamentou.

O presidente do Sindicato Rural de Juruena, Marcos Rodrigues também lamentou a situação.

“Somos seres humanos e a carga tributária que pagamos é igual a que todos pagam onde tem pavimentação. É muita falta de respeito com os produtores e com a população que vive aqui”

Passageiros de ônibus também são prejudicados e precisam ficar parados nas estradas por vários dias. No entanto, eles reclamam que a água e o alimento já estão acabando.




Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.