;

Especiais

Covid-19| Governo de MT autoriza laboratórios públicos e privados a fazerem exame de coronavírus

G1

Os laboratórios privados e públicos de ensino e pesquisa podem passar a realizar exames de coronavírus após autorização do governo. A portaria que permite o serviço foi assinada pelo secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, nessa segunda-feira (23), e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (24).


As empresas interessadas, segundo o governo, devem solicitar o pedido de credenciamento e receber a habilitação oficial para a realização do exame.

Conforme a portaria, antes de realizar o pedido de inscrição para o credenciamento, é necessário que os laboratórios sigam alguns requisitos para participar do processo.


Entre eles está o registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Além disso, é necessário que o laboratório comprove a existência de técnico com experiência em biologia molecular na realização de RT-PCR em tempo real, possua laboratório de contenção NB-2 para manipulação das amostras e utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados a esse nível de contenção e firme o Termo de Cooperação Técnica Laboratorial presente na portaria.

Os laboratórios privados, além dessa documentação, devem apresentar cópia do Alvará


Em seguida, os estabelecimentos devem devem encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail da diretoria do Laboratório Central do Estado (Lacen), que vai analisar os pedidos.

Atualmente, apenas o Lacen faz os exames oficiais para detectar ou descartar casos de coronavírus.


Até a tarde dessa segunda-feira (23), quando foi divulgado o último balanço, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que monitora 210 casos suspeitos no estado.


Outros seis foram confirmados, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande, região metropolitana da capital.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.