;

Especiais

Coronavírus: TSE adia eleição em MT para substituir senadora Selma Arruda


G1

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (17) adiar a eleição para senador em Mato Grosso. A eleição estava marcada para 26 de abril e tinha sido determinada pelo tribunal para escolher o substituto da senadora Juíza Selma Arruda (Podemos-MT). 


Em dezembro, Selma Arruda teve o mandato cassado por suposta prática de caixa 2 e abuso de poder econômico. Ela contesta as acusações.

A decisão do TSE foi tomada em meio às medidas para evitar a circulação e a aglomeração de pessoas e a transmissão do novo coronavírus. Ainda não há nova data para o pleito. 



Segundo a assessoria do tribunal, a nova data deve ser estabelecida "com a maior brevidade possível". Não está descartada a possibilidade de que ocorra simultaneamente às eleições municipais de outubro deste ano. 

No documento que oficializa o adiamento, a ministra Rosa Weber, presidente do TSE, afirmou que o agravamento da crise do coronavírus recomenda "além da adoção de medidas higiênicas, providências tendentes a restringir a aglomeração de pessoas, como ocorre durante a realização de eleições". 



TSE cassa mandato da senadora juíza Selma Arruda, do Podemos 

senadora Juíza Selma Arruda teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em abril do ano passado, acusada de ter omitido despesas de R$ 1,2 milhão da campanha de 2018. 

A parlamentar recorreu ao TSE, que confirmou a decisão do TRE-MT em dezembro do ano passado. O tribunal decidiu, além da cassação, tornar a senadora inelegível até 2026 e realizar um novo pleito. 


Em janeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, decidiu, de forma liminar (provisória), que o terceiro colocado na votação de 2018 poderia assumir o cargo até a eleição do novo senador.

Procuradoria-Geral Eleitoral recorreu da decisão de Toffoli nesta segunda-feira (16). O plenário do STF ainda precisa referendar a decisão do presidente – também não há data para isso. 

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.