;

Especiais

Brasil| Motorista em Goiás poderão seguir dirigindo mesmo após vencimento da CNH; multas estão suspensas. ⠀

O Popular

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu temporariamente os prazos dos serviços prestados pelo órgão devido à pandemia de coronavírus. Com isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) informa a possibilidade de o motorista seguir dirigindo mesmo após o vencimento de sua Carteira Nacional de Motorista (CNH).


Os agentes de fiscalização em Goiás estão orientados a aceitarem, por tempo indeterminado, CNHs e Permissões Provisórias para Dirigir vencidas a partir de 19 de fevereiro de 2020.  Na prática, o condutor poderá dirigir com a carteira vencida, desde que o vencimento ocorra após a data indicada, pelo tempo que perdurar a quarentena.

Entre outras medidas estão a ampliação para 18 meses do prazo dos processos de primeira habilitação válidos, em tramitação, e também dos processos de renovação da Carteira Nacional de Motorista. Os processos de habilitação, conforme a Resolução 168/2004, têm a validade de 12 meses. O candidato que não cumprisse todas as etapas nesse prazo (exames, aulas e aprovação nas provas teóricas e práticas), teria que recomeçar o processo.
A iniciativa busca evitar a aglomeração de pessoas, medida necessária para conter a disseminação do vírus, e traz tranquilidade para 70.465 candidatos à habilitação em Goiás.

Fica estabelecido ainda a suspensão dos prazos, por tempo indeterminado, de recursos de autuação de infração de trânsito, multa, processos, suspensão do direito de dirigir, indicação de real condutor (transferência de pontuação) e cassação do documento de habilitação.
Outra mudança vale para os motoristas que compraram veículos novos ou usados a partir de 19 de fevereiro. O prazo de emplacamento e de transferência de documentos passam a ter o tempo necessário até que os serviços sejam restabelecidos.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.