;

Especiais

Mato Grosso| Prefeitura tem licitação suspensa após anular participação de empresa em processo


G1

Um processo licitatório, na modalidade pregão, que seria realizado pela Prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A suspensão teve com base o descredenciamento de umas das empresas inscritas. Segundo TCE essa atitude da administração municipal restringe o caráter competitivo do processo.


A Prefeitura de Barra do Garças ainda não se manifestou sobre a decisão do TCE.

De acordo com a empresa descredenciada, a concorrente e vencedora do processo foi beneficiada pela Lei Complementar 123/2006, sem demonstrar a condição de Microempresa no procedimento licitatório. O TCE investiga a empresa vencedora foi favorecida.

A suspensão do pregão foi determinada pela conselheira interina Jaqueline Jacobsen, depois a solicitação da empresa que teve a participação anulada.

A licitação seria realizada para futura aquisição de abrigo de ônibus e lixeiras, incluindo instalação dos produtos no município para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Turismo.

A Secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE emitiu Relatório Técnico Preliminar demonstrando a desclassificação irregular de pretensa licitante na fase de credenciamento mediante ato que denota excesso de formalismo e mitiga o caráter competitivo do certame.

O prefeito Roberto Ângelo de Farias e o pregoeiro Willer Alves Sirqueira e a empresa vencedora foram notificados a cumprir a decisão imediatamente. Eles têm prazo de 15 dias para apresentarem defesa.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.