;

Especiais

Esporte| Com Pedrinho, Corinthians volta ter um camisa 10 da base após 12 anos

Notícias ao Minuto
Quando escolheu Pedrinho para ser o camisa 10 do Corinthians, o técnico Tiago Nunes encerrou uma escrita que durava pouco mais de uma década. Desde 2008, quando Lulinha começou a perder espaço e teve de ceder a camisa para o uruguaio Acosta, o clube não tinha jogador formado nas categorias de base vestindo a mítica camisa.
Pedrinho foi informado que assumiria a camisa 10 quando estava com a seleção brasileira no Torneio Pré-Olímpico, disputado em janeiro na Colômbia - o Brasil conseguiu a vaga nos Jogos de Tóquio com contribuição das boas atuações do corintiano.
A escolha de Tiago Nunes foi tão importante que motivou Pedrinho a permanecer no clube até a metade de 2020. Com negociação adiantada para se transferir para o Benfica, de Portugal, o atleta de 21 anos quis ficar para ajudar o clube vestindo a camisa famosa. "Ele tinha o sonho de usar a camisa 10", diz o empresário Will Dantas. "Como ele foi formado na base do clube, existe uma identificação grande com o clube e a torcida."
A tendência é que o Benfica desembolse 20 milhões de euros (R$ 94 milhões) para ficar com o jogador de maneira definitiva. Pedrinho já ensaiou essa transição Brasil-Europa, mas havia ficado no meio do caminho. Ajax, Borussia Dortmund e até Barcelona e Real Madrid fizeram sondagens, mas elas não se transformaram em ofertas de papel passado. Ele também teve proposta da China, mas descartou de imediato. Seu estafe acredita que 2020 é o ano para deslanchar.
O sonho de defender o Corinthians na Libertadores, usando a camisa 10, durou 28 minutos. Na partida diante do Guaraní, do Paraguai, ainda pela fase preliminar, Pedrinho foi expulso e o time, eliminado. Restam agora o Campeonato Paulista e algumas partidas da Copa do Brasil e do Brasileirão.
Se o Corinthians chegar à final do Paulistão, Pedrinho terá no mínimo mais 10 jogos com a camisa alvinegra. Na conta não está incluída a Copa do Brasil, torneio no qual o Corinthians vai entrar nas oitavas de final. A quinta fase começa em 29 de abril e vai até 27 de maio. Pedrinho vai participar, mas não até o final. O Brasileirão começa em maio, mas a tabela sindfa não foi divulgada pela CBF.
ADAPTAÇÃO - Na primeira partida após a queda na Libertadores, o clássico contra o São Paulo, Pedrinho ficou no banco de reservas e só entrou na etapa final. Tiago Nunes preferiu promover a estreia do colombiano Yony Gonzáles. A primeira opção foi tática.
"O Yony tem alguns atributos que chamam muito a atenção. Ele tem muita força física. É um jogador de velocidade, que recebe bola no pé e ganha a bola longa. Teríamos que ter um embate físico com a linha do São Paulo. A presença dele foi por isso", disse Nunes.
A ausência da promessa também foi uma forma de preservá-lo. Ele deixou a Arena Corinthians chorando após a eliminação na Libertadores e não falou com a imprensa.
Além disso, Pedrinho precisa entender a filosofia de trabalho de Tiago Nunes. Essa adaptação ainda é necessária. O jogador perdeu toda a pré-temporada do Corinthians por causa do Pré-Olímpico e entrou em campo na Libertadores depois de fazer apenas um treino com o treinador. Pessoas próximas ao jogador afirmam que ele está preparado, pois já atuou aberto pelos lados e também centralizado.
Revelado na Copa São Paulo de 2017, o meia franzino e habilidoso fazia o estádio vibrar quando o sistema de som anunciava seu nome. Hoje, o barulho já não é tão forte. Mas o meia de 20 anos está com cartaz com o novo treinador. Membros da comissão técnica avaliam que ele é o único do elenco, além do meia Luan, capaz de fazer algo diferente.
TRADIÇÃO - A escolha de Pedrinho como 10 revela outra característica da equipe. Nos últimos anos, o dono dessa camiseta sempre foi uma contratação. Douglas teve duas passagens pelo Corinthians com o número, a primeira entre as temporadas 2008 e 2009 e a segunda de 2012 a 2014. Sob o comando de Mano Menezes, ele foi importante nos títulos da Série B de 2008 e da Copa do Brasil e Campeonato Paulista do ano seguinte. Em sua segunda passagem, ele conquistou mais troféus, como o Mundial, a Libertadores e a Recopa. Atuou 249 vezes e marcou 33 gols.
Bicampeão brasileiro e tricampeão estadual pelo Corinthians, o meia Jadson usou a 10 entre 2014 e 2015 e de 2017 até o ano passado. Em 2019, Jadson somou 34 partidas, um gol e quatro assistências. Ao longo de sua trajetória no Corinthians, ele somou 232 jogos, com 50 gols e 61 assistências. Com a chegada de Nunes, Jadson perdeu espaço e busca outro clube. Em sua despedida, afirmou que o adeus não foi da maneira como gostaria.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.