;

Especiais

Cotidiano| MPE pede suspensão de plantio experimental de soja em fevereiro em MT


G1

Um acordo firmado entre Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), por meio da Câmara de Mediação e Arbitragem (AMIS) previa o plantio de soja, como experimento, em fevereiro. Entretanto, na quinta-feira (30), o Ministério Público Estadual (MPE) notificou os órgãos envolvidos e solicitou a suspensão do plantio.


O MPE entende que o experimento pode contribuir para a disseminação da ferrugem asiática, considerada a pior praga da cultura da soja. Além disso, segundo o MPE, a propagação, da doença pode implicar em prejuízos à produção de soja.

O Ministério público argumenta ainda que a disseminação da ferrugem pode gerar graves consequências ao meio ambiente, com o aumento de aplicações de defensivos agrícolas, poluição do ar, água, solo e risco de contaminação da população.

Por meio de nota, a Aprosoja alega que impedir a realização da pesquisa é absurdo. Ainda segundo a associação, o plantio de soja em fevereiro está sendo recomendado, sem que haja invasão do Vazio Sanitário.

Para o MPE, o plantio de soja deve obedecer o calendário já estabelecido pela legislação. Ou seja, de 16 de setembro a 31 de dezembro.

Também por meio de nota, o Indea-MT) vem informou que acolheu a notificação do MPE e suspendeu as "Análises de autorização e consequentemente o plantio de soja na primeira quinzena de fevereiro".



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.