;

Especiais

Geral| Criminosos prometem ingressos gratuitos para roubar contas de WhatsApp, alerta empresa


G1

A fabricante de antivírus Kaspersky Lab alertou para uma nova tática que criminosos estão utilizando no roubo de contas de WhatsApp: a promessa de ingressos grátis para shows de pessoas famosas.

Segundo o alerta da empresa, o criminoso liga para a vítima e diz que apenas precisa de um código que foi enviado por SMS para providenciar ingressos grátis para um evento popular, que pode ser um show famoso ou uma festa. Mas o código exigido pelo golpista é o de ativação do WhatsApp.

A vítima recebe essa mensagem porque os golpistas já iniciaram o processo de ativação da conta do WhatsApp em outro aparelho de telefone. Quem cair no golpe terá sua conta roubada e ficará sem acesso ao aplicativo, pois o WhatsApp só pode ser ativado em um aparelho por vez.

Após a invasão, os criminosos enviam mensagens aos contatos da conta roubada com algum pretexto para pedir dinheiro em nome da vítima. Eles também ativam a verificação em duas etapas do aplicativo, o que faz com que o WhatsApp exija uma senha para ser reativado no mesmo número. Na prática, a vítima é bloqueada de sua própria conta.

Quem teve a conta roubada por fraude pode tentar recuperá-la enviando um e-mail ao suporte do WhatsApp (support@whatsapp.com). Se isso não funcionar, será necessário aguardar sete dias de inatividade na conta para reativar o número sem a senha de verificação de duas etapas.

Variações do golpe

A tática de roubar contas do WhatsApp e pedir dinheiro aos contatos ocorre pelo menos desde 2016, mas os golpistas ainda buscam maneiras novas e mais convincentes para conseguir o código de ativação do WhatsApp.

Um dos truques utilizados, como este blog já alertou, visa quem anuncia produtos na internet e divulga o número do celular. Os invasores se passam por funcionários dos sites de anúncios para pedir o código como forma de "verificação da conta" e supostamente garantir que o anúncio não seja derrubado.

Por conta dessas fraudes, o WhatsApp modificou o texto da mensagem SMS e incluiu um aviso dizendo que o código não deve ser compartilhado.

A verificação em duas etapas, que é usada de forma maliciosa no golpe para bloquear a conta, ajuda a impedir a fraude. A senha configurada terá seis dígitos e deve evitar datas e outros números pessoais.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.