;

Especiais

Região| Em Costa Rica agora é proibido o consumo de cigarros e narguilé em locais públicos

ASCOM- Câmara Municipal
Aprovado em Costa Rica-MS Projeto de Lei que proíbe o uso de narguilés, cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros derivados do tabaco em praças e parques públicos do município. De autoria do vereador José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), a matéria foi aprovada por maioria de votos, durante a sessão desta segunda-feira (21/10). Para virar lei e entrar em vigor, a proposição depende agora da sanção do prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB).
Após aprovação o parlamentar democrata, Dr. Maia, reforçou a importância do projeto demonstrando preocupação com a saúde e bem-estar da população. “Os prejuízos a saúde envolvem tanto os fumantes, como os não fumantes (fumantes passivos). Posso citar-me como exemplo, pois há três anos consegui me libertar deste vício, o cigarro. E esse projeto vem ao encontro de incentivar às pessoas a deixar o tabagismo fora de suas vidas e das pessoas que vivem em seu entorno”, contou Dr. Maia.
A proposta estabelece que nos locais deverá ser afixada placa, na forma e nas dimensões estabelecidas na regulamentação da Lei, em que conste o aviso de que ali é proibido fumar, as sanções aplicáveis e os telefones dos órgãos de fiscalização.
A Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura deverá criar uma área especial dentro das praças e parques públicos para atendimento aos fumantes, distantes de parques infantis, áreas esportivas e demais locais de alta aglomeração e circulação de pessoas.
“Temos que pensar que Costa Rica está caminhando a passos largos rumo a concretização de sermos um Polo Turístico e o mencionado Projeto de Lei Ordinária Nº 420 vem ao encontro dos interesses posto que iremos recebemos muitos visitantes, inclusive de outros países”, completa Dr. Maia.
O projeto ainda prevê penalidades aos cidadãos que infringirem à esta Lei, se sujeitando a multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), aplicada em dobro na reincidência.
A matéria foi aprovada por maioria de votos, durante a sessão desta segunda-feira (21/10), por 08 votos favoráveis dos vereadores: Ailton Martins, Artur Baird, Claudomiro Martins, o Cocó, José Augusto Maia, Dr. Maia, Rayner Moraes, Ronivaldo Cota,  Rosângela Marçal e Waldomiro Bocalan, o Biri; e 02 contrários dos edis Juvenal dos Santos, Juvenal da farmácia e Lucas Gerolomo.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.