;

Especiais

Região| Prefeito de Alto Araguaia recebe alerta do TCE por extrapolar limites da Lei de Responsabilidade Fiscal

Foto: Divulgação
Com informações do TCE MT
Os gestores dos municípios de Alto Araguaia, Gustavo de Melo Anicezio; Nova Marilândia, Juvenal Alexandre da Silva; e Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves, foram alertados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso por extrapolarem os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal quanto às despesas com pessoal. Os Termos de Alerta emitidos pelo conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira foram publicados na edição nº 1735 do Diário Oficial de Contas, divulgado na terça-feira (24/09).
Os casos mais graves são dos municípios de Alto Araguaia e Nova Marilândia, que ultrapassaram o limite máximo de gastos com pessoal, superior a 54% da receita corrente líquida. Em ambos os casos, o conselheiro informou que os gestores já haviam sido alertados anteriormente, quando ultrapassaram o limite prudencial estabelecido pela LRF, de 51,3% da receita, e mesmo assim a despesa com pessoal nesses municípios continuou crescente. Já o município de Novo Horizonte do Norte ultrapassou o limite de alerta, de 48,6% da receita.
Ao ultrapassar o limite máximo da LRF, fica vedado ao gestor conceder vantagem, aumento ou reajuste; criar cargos; alterar estrutura de carreira que implique em aumento de despesa; contratar hora extra, entre outras medidas. Deve ainda adotar providências para reduzir a despesa nos dois quadrimestres seguintes.
A emissão dos Termos de Alerta é resultado do Acompanhamento Simultâneo instaurado pela Secretaria de Controle Externo de Receita e Governo com a finalidade de verificar a divulgação e publicação do Relatório de Gestão Fiscal – RGF, referente ao primeiro semestre do exercício de 2019, dos municípios que estão sob a relatoria do conselheiro substituto.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.