;

Especiais

Mato Grosso| Às vésperas do plantio da safra, produtores calculam prejuízos com as queimadas


Com informações do G1

Produtores rurais de Mato Grosso que foram atingidos pelas queimadas vão precisar gastar mais dinheiro para preparar o solo para o plantio da próxima safra. Além do custo, a produtividade deve ficar comprometida nas lavouras.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, de janeiro até o começo de setembro, foram registrados mais de 18 mil focos de incêndio em Mato Grosso.

Em uma área de 310 hectares em Sorriso o fogo destruiu a palhada que seria usada no plantio direto. Nessa técnica de cultivo, o solo fica coberto com os restos das plantas da safra anterior, que formam uma camada protetora. Assim não é necessário arar a terra antes de semear.


O pesquisador da Embrapa Silvio Túlio Spera explica que, sem a palhada, o solo fica vulnerável. Ele diz que a única receita agora é investir em nutrientes para o solo.

O agrônomo responsável pela fazenda Hoodger Faleiro afirma que, na safra passada, conseguiu um pico de produtividade de 71 sacas por hectare, mas o resultado não deve se repetir nesta safra após o incêndio.

Além de plantar milheto, uma planta de crescimento rápido para substituir a palhada, o solo receberá 6 toneladas a mais de adubo em toda a área queimada e 20 horas extras de trator. Um custo extra de aproximadamente R$ 100 mil.


Em outra propriedade do município, 180 hectares foram destruídos pelo fogo. O desafio do produtor agora é corrigir o solo antes do plantio da próxima safra, que deve começar na segunda quinzena deste mês. O trabalho de aplicação do calcário no solo é realizado durante à noite.

Em Sinop, o produtor rural Leonildo Bares tinha acabado de corrigir o solo da fazenda quando o incêndio queimou 40 hectares e agora ele vai precisar fazer um grande investimento para conseguir plantar a tempo.

A produção de soja de Mato Grosso é a maior do país, e a expectativa para a próxima safra é produzir 32 milhões de toneladas. Até o momento não estudo que mostre o quanto as queimadas vão impactar no resultado da safra.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.