;

Especiais

Policial| MT registra 21 casos de feminicídio no 1º semestre de 2019, diz governo


Com informações do G1

De janeiro a junho deste ano, Mato Grosso registrou 44 casos de homicídios dolosos contra vítimas femininas, segundo um balanço divulgado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT). Desse total, 21 foram considerados feminicídios.

É feminicídio o homicídio contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, isto é, quando envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Segundo o governo, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve redução de 16% nos casos de feminicídio. No primeiro semestre de 2018, foram registrados 25 casos de feminicídio.


As mortes de mulheres foram registradas em 23 municípios de Mato Grosso. Sorriso, a 420 km de Cuiabá teve o maior número, com três casos.

Em seguida, aparecem Arenápolis, Cáceres, Cuiabá, Juara, Lucas do Rio Verde, Nobres, Peixoto de Azevedo, Poconé, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal e Várzea Grande, todos com dois registros cada.

Perfil

As faixas etárias com mais registro de homicídios femininos são dos 18 aos 24 anos e de 36 a 45 anos, sendo nove mortes em cada faixa.

A maioria da vítimas, segundo o levantamento, foram mortas com uso de arma de fogo. O meio empregado representa 39% das ocorrências. Já o uso de armas cortantes representa 30% dos casos.

As motivações mais citadas são as passionais (32%), drogas (20%) e ainda em apuração (34%).



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.