;

Especiais

Economia| MT terá reajuste de 11,29% na tarifa de energia elétrica

Do G1

A concessionária de energia elétrica de Mato Grosso anunciou, na terça-feira (2), o reajuste de 11,29% na tarifa. O novo percentual passa a valer a partir de 8 de abril, entretanto, os consumidor só vai sentir o impacto da conta a partir de maio.

De acordo com o diretor-presidente da concessionária, Riberto José Barbanera, um dos fatores que ocasionaram o aumento foi a compra de energia de usinas térmicas. Essa compra, que antes era menor, foi impulsionada pelo aumento no consumo.

Galeria V3

"A expansão das cidades, a aquisição de eletrodomésticos e eletrônicos contribuem para o aumento do consumo, consequentemente, maior o volume de energia a ser comprado, e aí compra-se de quem tem para vender, neste caso, as usinas térmicas, à base de petróleo, que tem um custo mais alto", explicou ele.

Em razão desses fatores, os custos para compra de energia por parte de distribuidora ficou mais alto em 2018 e tende a continuar elevado em 2019.

"Essa transação é responsável por 10,45% do reajuste da tarifa. Além disso, temos um percentual de 0,13% referente ao transporte e 3,02% que é a parte da distribuição", destacou.

No entanto, segundo ele, para amenizar o impacto da tarifa na conta do consumidor, são retirados os encargos setoriais, que correspondem a 2,31%. Logo, essa conta toda implica num reajuste tarifário de 11,29%.

Dessa forma, segundo a concessionária, o impacto deste percentual na fatura de energia vai ser maior ou menor, de acordo com o comportamento de consumo de casa cidadão.


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.