;

Especiais

Economia| Conta de luz da Energisa virá por boleto bancário

A Energisa começa a implantar uma novidade inédita no setor elétrico brasileiro. A tradicional fatura de energia, que hoje segue o modelo de conta de consumo, será transformada em boleto bancário comum. Com isso, a rede de recebimento da fatura será ampliada, passando a incluir qualquer agência bancária, correspondente bancário e meios eletrônicos, como o internet banking do celular e os caixas eletrônicos.
Os boletos bancários são menos sujeitos a fraudes, como falsificações ou desvio dos pagamentos, já que o documento recebe um número de registro da câmera de compensação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) já na sua emissão. Antes, as contas só passavam pelo crivo dos bancos após a quitação. A mudança também torna mais rápida as transações entre cliente e distribuidora.
Quem optar por pagar via aplicativo do seu banco, poderá também atrelar o pagamento ao CPF do pagador, viabilizando a criação de um histórico de despesas por meio do Débito Direto Autorizado (DDA), que é a apresentação eletrônica do boleto. A ferramenta permite que o usuário tenha controle total das despesas pagas por boletos bancários.
Para o Diretor de Finanças Corporativas do Grupo Energisa, Cláudio Brandão, "a medida é mais uma inovação da empresa que melhora a experiência do cliente, simplificando e facilitando o seu dia a dia", afirma. Com a oferta de mais formas de pagamento, o executivo espera que haja uma redução no índice de inadimplência. "Com mais opções à disposição, os clientes poderão quitar as faturas de maneira mais rápida e prática, garantindo a adimplência", afirma.
Em caso de vencimento da conta, a fatura continuará podendo ser quitada em qualquer banco. Outra característica que não muda é que, havendo juros e multa, esses valores continuarão a vir na fatura seguinte.
Desde 1º de abril, a nova conta opera para os clientes da Energisa Minas Gerais e da Energisa Sul-Sudeste. Em seguida, no dia 8 de abril, para a maioria dos clientes da Energisa Paraíba, Borborema e Sergipe. No dia 15 do mesmo mês será a vez de a Energisa Mato Grosso dar início à entrega da conta com boleto bancário e, no dia 22 de abril, a novidade chega a Energisa Tocantins e a Energisa Mato Grosso do Sul.
Em uma segunda etapa da mudança, que começará a partir do dia 1º de julho, o boleto bancário será entregue para os clientes de Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Manhuaçu (Energisa Minas Gerais); Nova Friburgo (Energisa Nova Friburgo), Campo Grande (Energisa Mato Grosso do Sul), Aracaju (Energisa Sergipe), Campina Grande (Energisa Borborema), Cuiabá (Energisa Mato Grosso) e João Pessoa (Energisa Paraíba).

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.