;

Especiais

Economia| Municípios de MT são orientados a não realizarem Carnaval popular por crise financeira



Do G1

O Ministério Público de Contas de Mato Grosso encaminhou uma notificação recomendatória a todos os prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso para que eles não invistam dinheiro público em comemorações do Carnaval. O despacho é assinado pelo procurador-geral de contas, Alisson Carvalho de Alencar.

O documento leva principalmente em consideração o déficit de R$ 1,7 bilhão na Lei Orçamentária Anual (LOA) para as contas do governo em 2019.

A estimativa foi aprovada pelos deputados com 228 emendas parlamentares. Desse total, 34 foram destinadas à Secretaria Estadual de Cultura (SEC-MT).

Galeria V3
Em tom crítico, o Ministério Público apontou também que no ano passado, 72% das emendas aprovadas foram aplicadas em festas de carnaval.

Além disso, o órgão cita os gastos com festas populares de Carnaval nos municípios. Segundo o Ministério Público, no ano passado, 42 municípios gastaram aproximadamente R$ 2 milhões em show, atividades e logística relacionados ao carnaval.

Na notificação, o MP de Contas recomenda que os municípios não apliquem os recursos em nenhuma atividade relacionada ao carnaval.

Entretanto, o órgão solicita aos prefeitos que ainda assim optarem pela realização das festividades que encaminhem documentos que comprovem a regularidade no pagamento dos servidores, ausência de débitos com a previdência social, além de excelência na prestação de serviços de saúde, educação e segurança.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.