;

Especiais

Alto Taquari| Justiça manda polícia investigar filho de prefeito cassado por injúria e difamação


Da redação com  VG Notícias

O juiz da 8ª Zona Eleitoral, Pierro de Farias Mendes determinou que a Polícia Civil investigue o filho do prefeito cassado de Alto Taquari, Lairto João Sperandio Filho, por difamação e injúria contra o empresário e ex-candidato a prefeito Wanderley Santeiro Teodoro.

De acordo com os autos, Lairto Filho é investigado por ter supostamente cometido crimes tipificado nos artigos 325º e 326º do Código Eleitoral. O artigo 325 refere-se à difamação de alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. No caso de condenação a pena prevê detenção de três meses a 1 ano, e pagamento de 5 a 30 dias-multa. Já o artigo 326° cita injúria contra alguém, na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, prevendo pena de detenção de até seis meses, ou pagamento de 30 a 60 dias-multa – no caso de condenação.

Galeria V3
Consta dos autos que Wanderley Santeiro apresentou Queixa-Crime contra Lairto João Sperandio Filho durante o período eleitoral de 2016. Na época, Lairto Filho gravou um vídeo no qual fez acusações e ameaças a pessoa de Wanderley Santeiro  e “divulgou nas redes sociais a fim de macular a imagem do mesmo”. 

Na Ação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) manifestou-se no sentido de que os autos fossem enviados à Delegacia de Polícia de Alto Taquari para que seja instaurado inquérito policial para melhor elucidação dos fatos narrados na queixa-crime.

Em decisão proferida na última terça-feira (05.02), o juiz Pierro de Farias, mandou arquivar a Queixa-Crime apontando que caberia apenas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) propor Ação Penal pela prática de crime eleitoral.

No entanto, em sua decisão, o magistrado acolheu o pedido do Ministério Público e determino a remessa de cópia dos autos à Delegacia de Polícia de Alto Taquari para investigação do caso.

Cassação Lairto Sperandio 

Apesar de ser eleito em 2016, Lairto Sperandio teve seu registro eleitoral cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por estar com a filiação partidária suspensa ao ser eleito.

Diante disso, foi realizado uma eleição suplementar em Alto Taquari em 03 de julho de 2017 sendo eleito Fabio Mauri Garbugio (PTB) que conquistou 2.050 votos. Nesta eleição, Vanderley Santeiro concorreu novamente e mais uma vez saiu derrotado obtendo apenas 2.014 votos, uma diferença de 36 votos para o prefeito eleito.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.