;

Especiais

Economia| MT aumenta produção de cana-de-açúcar e de etanol nesta safra


Com informações do G1

Um levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado na semana passada apontou que a produção nacional de cana-de-açúcar, estimada em 615,84 milhões de toneladas, teve redução de 2,8% se comparada à safra passada.

No entanto, em Mato Grosso aumentou em 4,1%, em relação ao ano passado e o estado deve produzir 16,76 milhões de toneladas.

Essa perspectiva de elevação se deve especialmente ao aumento de 1,3% da área plantada, no estado.

O clima favorável, os investimentos industriais e o manejo adequado de fertilizantes também contribuíram para o melhor rendimento da cultura.

A maior parte da produção é destinada às indústrias sucroalcooleiras para a fabricação de etanol. O incremento na produção de cana-de-açúcar está aliado ao consumo etanol hidratado no estado, já que o preço do bicombustível tem sido mais competitivo que a gasolina para o consumidor final.

A estimativa para a produção de etanol, em Mato Grosso, é de 1,24 bilhão de litros, cerca de 12% maior que na safra passada. A produção é dividida entre hidratado e anidro, com 680 milhões litros e 558,7 milhões de litros, respectivamente.

Já a estimativa para a produção de açucar é de 368,2 mil toneladas, o que representa uma redução de 10,3%, em relação à safra anterior. Os preços mais abaixos demonstrados nos últimos meses, desestimularam a produção.

Cenário nacional

Apesar da redução na produção de cana-de-açucar, em relação à safra passada, o país deve atingir patamares recordes na produção de etanol, com aumento de 18,6%, comparado ao ano passado.

O último maior número havia ocorrido na safra 2015/16, com 30,5 bilhões. O recorde vale também para a quantidade produzida de etanol hidratado, cerca de 21,6 bilhões, superior ao de 19,6 bi na safra 10/11.

Para o etanol anidro, usado na mistura com a gasolina, haverá uma redução de 2,3%, alcançando 10,7 bilhões de litros.

Para a produção de açúcar, a estimativa é de 31,7 milhões de toneladas. A fabricação do produto também teve retração de 16,2% em comparação a 2017/18.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.