;

Especiais

Brasil| Uso de TVs para acesso à internet aumenta em 57,1% em um ano, diz IBGE


Com informações do G1

Embora o celular siga consolidado como o principal meio de acesso à internet no Brasil, a televisão é o meio para navegar na rede que mais tem crescido entre os usuários. É o que revela uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em um ano, aumentou em 57,1% o número de internautas que utilizam a TV para consumir conteúdo online.

De acordo com o levantamento, em 2016, quando o país tinha 116,1 milhões de pessoas com 10 anos ou mais conectadas na internet, 13,1 milhões (11,3% do total) utilizavam as chamadas smarTVs para acessar a rede.

Galeria V3

Já em 2017, quando o número de internautas chegou a 126,3 milhões no país, 20,6 milhões (16,3%) usavam a televisão como meio de navegação. Deste contingente, 146 mil pessoas afirmaram que só se conectavam à rede por meio do televisor.

Também aumentou o número de domicílios com acesso à internet que passaram a usar a TV para se conectar. Em 2016, 11,7% dos lares brasileiros tinham a televisão como meio de conexão. No ano seguinte, esse percentual subiu para 16,1%.

No mesmo período, o uso do celular para navegação aumentou apenas 11,6%. Em contrapartida, o uso de tabletes caiu 5,6%, e o de microcomputador (incluindo desktop e notebook) caiu 3,4%.

Streaming

De acordo com a analista do IBGE Adriana Beringuy, o aumento do uso da TV para acesso à internet pode estar relacionado com o aumento dos serviços de streaming de conteúdo áudio visual, além do custo de pacotes de TV por assinatura, considerado caro pelos brasileiros.

Streaming é uma forma de transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo na internet. Por meio deste tipo de serviço, é possível assistir a filmes ou escutar música sem a necessidade de fazer download, ou seja, salvar o conteúdo no equipamento usado para acesso à rede, o que torna mais rápido o consumo aos conteúdos online.

A pesquisa do IBGE mostrou que assistir a vídeos - incluindo programas de TV, séries e filmes – é uma das principais finalidades de quem acessa a internet no Brasil. Em 2016, ela foi apontada por 73,3% dos internautas do país, percentual que saltou para 81,8% em 2017.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.