;

Especiais

Atenção| Celulares 'piratas' serão bloqueados pela Anatel a partir deste sábado em MT


Com informações do G1

Os celulares que não têm selo de identificação serão bloqueados a partir deste sábado (8), em Mato Grosso e outros nove estados, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para saber se o telefone é "pirata", o usuário deve discar *#06# e comparar se os 15 algarismos que aparecem são os mesmos do adesivo colado no aparelho. Se os números não forem os mesmos, o telefone pode ser ilegal, clonado, adulterado ou roubado.

Cada celular regularizado pela Anatel tem um número de identificação único e global, chamado International Mobile Equipment Identity (Imei).

Celulares que utilizam mais de um sim card possuem um Imei para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos códigos.

Galeria V3
A principal orientação é não comprar um novo aparelho em lojas não autorizadas e sem nota fiscal. O bloqueio será do aparelho e não da linha telefônica.

Os aparelhos que serão bloqueados estão recebendo mensagens sobre a Lei Geral de Telecomunicações nº 9.472, desde 23 de setembro.

Os usuários de celulares irregulares têm recebido a seguinte mensagem: "Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias".

Ainda de acordo com a Anatel, um segundo alerta é enviado 50 dias antes do bloqueio e um terceiro, 25 dias antes.

Além de celulares, outros aparelhos, como tablets e máquinas de cartão de crédito, que também usam chip e acessam a rede de dados das operadoras e que por ventura não sejam certificados pela Anatel, também poderão ser alvo do bloqueio.

Nos celulares piratas, é grande o risco de superaquecimento e até de explosão da bateria. Esses aparelhos usam componentes de baixa qualidade. Como o celular não é certificado, podem ocorrer falhas com a frequência, a potência de transmissão e a recepção.

Mas quem comprou o celular no exterior não terá o aparelho bloqueado se o telefone houver sido certificado por alguma organização estrangeira que integre a Associação Internacional do Setor, a GSMA, da qual o Brasil faz parte. Todos os grandes fabricantes estão nesse grupo.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.