;

Especiais

Saúde| Infecções íntimas no verão: saiba como prevenir o problema

Com informações do Notícias ao Minuto
O desconforto da secura vaginal afeta cerca de 20% das brasileiras em idades variadas, porém é predominante no período da menopausa. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (febrasgo) as vulvovaginites - infecções genitais - são frequentes em diagnósticos clínicos podendo ser ocasionadas por fungo.
No verão as mulheres estão mais suscetíveis a essas infecções, pois a umidade na região íntima provocada pela alta temperatura torna o local propício para a sobrevivência e disseminação de bactérias prejudiciais como a cândida, ou candidíase.
Evite usar roupas muito apertadas na região íntima, como jeans e opte por saias que contribuem para maior oxigenação do ambiente. Outra dica apontada por especialistas é evitar permanecer com os trajes da academia após o exercício.
A umidade da roupa íntima torna o ambiente perfeito para ação dos fungos e contágio. O ideal é tomar banho após o exercício prioritariamente e não deixar para depois.
Confira a seguir o que pode gerar secura vaginal e desconfortos na região íntima no verão.
Candidíase
Praticamente toda mulher já passou pelo desconforto de infecções íntimas, seja provocado por fungos, mudanças hormonais, medicamentos ou aspectos emocionais. Um alerta para o ressecamento da região íntima é a presença de infecções que alteram diretamente a flora vaginal e podem modificar a consistência e produção do muco.
Esse incômodo é facilmente resolvido com o auxílio do médico ginecologista e a indicação de pomadas antifúngicas, se necessário, a ingestão oral e dose única da substância Fluconazol.
Pílula Anticoncepcional
É muito comum após o consumo de anticoncepcionais por tempo prolongado algumas mulheres apresentarem queixas de secura vaginal. Segundo a febrasgo estudos apontam o maior risco de contaminações por vulvovaginites em pacientes que fazem o uso de contraceptivos orais.
As substâncias contraceptivas possuem progestagênio, hormônio que bloqueia o receptor do estrogênio, responsável pela produção do muco e maior lubrificação vaginal.
Menopausa
Nesse período não só o estrogênio, mas uma série de hormônios femininos entram em declínio e sinalizam o fim do período reprodutivo. A queda acentuada do estrogênio durante a menopausa gera alguns incômodos: a maior secura vaginal durante as relações, coceira e até mesmo falta de libido provocada por outros hormônios presentes no corpo da mulher, como a testosterona.
A forma mais eficiente de tratar o desconforto durante esse período é realizar o acompanhamento ginecológico e se necessário, a reposição hormonal.
Falta de lubrificação pode prejudicar mulheres que tentam a gravidez?
A lubrificação tem um papel muito importante não só no ato sexual, mas na fecundação saudável do óvulo e pode ser uma barreira entre os casais que tentam engravidar.
A umidificação que ocorre durante a excitação e no período do ato sexual ajuda a direcionar os espermatozoides até o óvulo. A flora saudável possui o pH adequado para receber os espermatozoides e preservar sua sobrevivência.
Geralmente em casos de secura vaginal o ambiente torna-se ácido e inóspito para os espermatozoides que possuem tempo de vida curto.
Sintomas que provocam o ressecamento
Coceira: um dos sintomas mais frequentes da secura vaginal é a coceira constante. Este é também um alerta para candidíase e um dos sinais quando a mulher é acometida pelo problema.
Ardor vaginal: por conta do ressecamento e sensibilidade da região algumas mulheres apontam queixas de ardor ao urinar ou queimação.
Dor ao urinar: embora a uretra e a vagina possuam funções diferentes são influenciadas por integrarem a mesma origem embrionária. Segundo especialistas o seio urogenital forma a uretra e a vagina, logo são moldadas pelo mesmo tecido e podem sofrer consequências em casos de infecções e secura na região íntima.
Como tratar o ressecamento vaginal?
Após o diagnóstico realizado pelo ginecologista alguns tratamentos podem ser indicados de acordo com o apontamento clínico, como:
Candidíase e vulvovaginites
Após a avaliação da região íntima durante exames de rotina o ginecologista irá detectar a presença de alterações na flora vaginal e possíveis interferências fúngicas, como ocorre em casos de candidíase.
O tratamento é bastante simples com a indicação de pomadas intravaginais e se necessário, ingestão oral do comprimido com dose única.
Lubrificantes
Os lubrificantes são indicados quando a mulher não apresenta nenhum problema, mas por ordem fisiológica acaba produzindo menor quantidade de muco.
Para as mulheres que desejam engravidar o portal especialista em maternidade, Trocando Fraldas, recomenda que os lubrificantes possuam pH neutro e a presença de minerais que contribuem para a sobrevida dos espermatozoides na região íntima.
Hoje já podemos contar com diversas opções de lubrificantes no mercado. Os solúveis a água e hipoalérgicos são ideais para proporcionar maior conforto preservando a sensibilidade e hidratação íntima.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.