;

Especiais

Saúde| Atendimentos de hemodiálise são suspensos no Hospital Regional de Rondonópolis (MT)

Com informações do G1

Os atendimentos de nefrologia foram suspensos no Hospital Regional de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, por falta de insumos. Outros serviços, como atendimentos ambulatoriais e eletivos, que são as consultas ou cirurgias com data e hora marcadas, já estão suspensos desde o dia 8 de outubro, quando os médicos paralisaram por falta de repasses nos salários.

O Instituto Gerir informou que assim que receber os R$ 5,4 milhões, referente ao mês de setembro, vai regularizar o pagamento de médicos e funcionários. Com relação aos pacientes de hemodiálise, o instituto afirmou que o hospital tem medicamento suficiente para atender os pacientes internados.

Para novos pacientes, os insumos já foram comprados e devem chegar na próxima semana. A Secretaria Estadual de Saúde que disse que ainda não foi comunicada sobre a situação do setor de nefrologia e assim que for irá mandar uma equipe para fiscalizar e acompanhar a situação.

Uma mulher que prefere não se identificar acompanha o marido que está internado na UTI. Ele precisa fazer exames diariamente, mas não está conseguindo. Segundo ela, a médica disse que não tinha insumo e que precisou pagar pelo exame.

Uma funcionária, que não quis se identificar, se diz indignada depois da emissão de um documento na sexta-feira (30) pelo setor de nefrologia, comunicando a suspensão de atendimentos por falta de insumos pra realização de hemodiálise.

O documento também diz que todo o serviço de nefrologia deve ser suspenso e os pacientes que estão internados devem ser transferidos para outras unidades.

Em Rondonópolis, apenas a Santa Casa teria condições de receber esses pacientes, se tiver vagas, ou então, as pessoas que precisam desse atendimento deverão ser encaminhadas para Cuiabá .



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.