;

Especiais

Política| TRE-MT abre período de cadastramento de eleitores em viagem no dia das eleições

Com informações do G1

Os eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições podem fazer um cadastro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) para solicitar o direito de votar onde estiver. De acordo com um levantamento divulgado na quarta-feira (25), 64 pessoas requereram o direito junto ao órgão.

O prazo para fazer o cadastramento é até 23 de agosto. A solicitação deve ser feita diretamente no cartório eleitoral em que o eleitor está vinculado e precisa obedecer algumas regras.

Se o eleitor estiver fora da cidade em que vota, mas dentro do estado de origem, ele pode votar para todos os cargos em disputa. Porém, se a viagem for para fora do estado onde o título está cadastrado, o eleitor só poderá votar para presidente e vice-presidente.

O voto fora de domicílio só pode ser exercido nos municípios com, no mínimo, 100 mil eleitores. Em Mato Grosso, os eleitores vão poder votar fora de 'casa', somente nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Para fazer o cadastramento, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto e estar com a situação regular no cadastro eleitoral. Depois, precisa informar a cidade e na qual estará no dia da eleição e preencher um formulário.

Se por algum motivo a viagem for cancelada, é necessário informar rapidamente o Cartório Eleitoral, dentro do prazo disponível para o cadastro de voto em trânsito, ou seja, 23 de agosto.

As regras valem para primeiro e segundo turno.