;

Especiais

Mato Grosso| Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa em 6 de agosto


Com informações do G1

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite deve começar em 6 de agosto, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Crianças de 1 a 4 anos vão poder ser vacinadas nas unidades de saúde de todo o estado até o dia 31 de agosto.

Ainda de acordo com a SES, a meta para Mato Grosso é vacinar 202 mil crianças. No país, a estimativa é que 11 mil crianças recebam as doses das vacinas.

O dia 'D' de vacinação para crianças será em 18 de agosto, em todas as unidades de saúde do estado.

A secretaria ressalta ainda que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em 2 doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade.

A população entre 30 e 49 anos deve tomar apenas 1 dose.

Cobertura vacinal

No início deste mês, o Ministério da Saúde divulgou dados da cobertura vacinal nos municípios.

Em Mato Grosso, sete cidades aparecem na lista com baixa cobertura de vacinação: Jauru (3,36), Denise (16,67), Nova Brasilândia (20,83), Nobres (31,05), Reserva do Cabaçal (31,43), Pedra Preta (35,58) e Vale de São Domingos (41,18).

De acordo com o ministério, a cobertura vacinal mínima para descartar o risco de retorno da doença é de 50%.

Casos registrados
Em junho deste ano, a SES divulgou o registro de dois casos de sarampo, após 19 anos sem nenhuma notificação.

Os casos foram identificados em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá.

Após as notificações, a SES emitiu um alerta para que os municípios intensifiquem as campanhas de vacinação, especialmente da tríplice viral.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.