;

Especiais

Estudo: mais da metade dos cadeirantes não encontra banheiro acessível

Ir ao banheiro e usar o transporte público fazem parte do dia a dia de todos. Para pessoas que utilizam cadeiras de rodas, no entanto, essas atividades simples se tornam desafios. Mais da metade dos brasileiros cadeirantes (55%) não consegue encontrar um banheiro que os atenda, segundo um estudo internacional realizado pela ComRes para a Toyota Mobility Foundation.
O analista de inclusão e diversidade Vinicius Schmidt, 28, conta que evita utilizar banheiros públicos porque já sabe dessa dificuldade. Para ele, outra dificuldade além de encontrar os locais é que eles estejam utilizáveis. "Ou eles estão trancados ou deixam aberto e fica um nojo", relata. "Já fui a vários em shoppings que não tinham o menor cuidado."
Johnny River dos Santos, 37, passa por situações parecidas. Ao marcar os happy hours da empresa, ele diz que sempre é observado se o local possui acessibilidade. "Há estabelecimentos que não estão bem adaptados", afirma.
"Várias vezes, trancam porque tem muita utilização, e tenho que procurar chave para entrar. Eu entendo, mas é ruim."
Os dois evitam também usar o transporte público por conta das dificuldades de inclusão encontradas. "Uma vez, o elevador [que leva o cadeirante para dentro do ônibus] parou de funcionar. O funcionário consertou [no terminal] e me deu um martelo, caso desse problema durante a viagem", conta o analista sobre uma situação que passou em Florianópolis.
Ele diz que, segundo a Aflodef (Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos), 75% da frota é acessível. "Isso vai contra a lei, que diz que tem que ser 100%."
A falta de um transporte público totalmente adaptado leva às dificuldades apontadas pela pesquisa, em que 41% dos usuários de cadeira de rodas responderam ter de esperar por vários ônibus ou trens antes que surgisse um com espaço para acomodá-los. Além disso, cerca de um quarto (23%) teve entrada recusada nos transportes públicos.
Apesar disso, Johnny acredita que a situação vem melhorando. "Hoje, enxergo que está mais acessível. Claro que está longe do ideal, mas antigamente era mais complicado. A sociedade vem enxergando [o cadeirante] como uma pessoa normal, embora ainda exista discriminação."
DESAFIO PARA MELHORAR
A pesquisa realizada pela ComRes -uma das agências do Conselho Britânico de Pesquisa- ouviu 575 usuários de cadeira de rodas de Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Índia e Japão. Foram selecionadas pessoas em cadeiras de rodas no momento da entrevista ou que tivessem usado por um período de seis meses nos últimos cinco anos. A base para a estimativa de respondentes foi a taxa de incidência disponibilizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
O estudo foi encomendado como parte do Desafio Mobilidade Ilimitada, ação que irá investir US$ 4 milhões (cerca de R$ 15,63 milhões) em soluções que melhorem a qualidade de vida dos cadeirantes.Equipes ao redor do mundo podem participar com tecnologias capazes de melhorar a mobilidade e a independência de pessoas com paralisia nos membros inferiores. Para inspirar a criação dessas soluções, o desafio convida cadeirantes ao redor do mundo para participar de uma conversa global e virtual utilizando a hashtag #MyMobilityUnlimited.
As inscrições se encerram em 15 de agosto, e o trabalho vai até 2020, quando os vencedores serão anunciados em Tóquio. As informações sobre a ação estão disponíveis pelo site (http://mobilityunlimited.org/).Estudo mostra problemas enfrentados por cadeirantes:
- 63% precisam de assistência para se locomover;
- 55% não conseguem encontrar banheiro acessível quando precisam;
- 41% tiveram de esperar vários ônibus ou trens para que chegasse um com espaço para a cadeira de rodas;
- 23% foram impedidos de entrar no transporte público. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.