;

Especiais

Mato Grosso| Unemat disponibiliza mapeamento da safra atual de soja

UNEMAT
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) atualiza em seu site o mapeamento das áreas de soja do estado de Mato Grosso. Neste ano-safra 2017/2018 a plataforma inova e apresenta, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná com resultados em nível municipal. “Nesta segunda edição ampliamos os esforços e conseguimos mapear os três estados, propriedade a propriedade”, afirmou o professor de Sensoriamento Remoto, Carlos Antonio da Silva Junior, doutor em Agronomia, idealizador e coordenador do projeto SojaSat.
As informações relativas às áreas municipais com plantio de soja nos três estados citados, assim como a metodologia aplicada para a obtenção das informações, estão todas disponíveis na plataforma SojaSat. O levantamento obtido por imagens orbitais e técnicas de sensoriamento remoto é resultado de cooperação entre pesquisadores da Unemat e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Em outras regiões os pesquisadores fizeram levantamento em nível estadual. “Mas mesmo assim, com dados muito confiáveis e com pequena margem de erro”, reforçou o pesquisador. Segundo Silva Junior, agora é possível obter com maior exatidão as áreas ocupadas pela soja.
Os pesquisadores ainda evidenciaram o crescimento da soja na região do Matopiba, extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com 4,803 milhões de hectares, o equivalente ao tamanho do país Europeu Eslováquia. No Matopiba, onde se encontram as últimas áreas contínuas do Cerrado brasileiro, estão 14,4% da área plantada no país, destacou Silva Junior.
Projeto SojaSat - Iniciado em 2017 no laboratório de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (Gaaf), no câmpus da Unemat de Alta Floresta, o estudo conta com várias instituições parceiras, tais como a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Federal de Alagoas, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a University of Peshawar e a Louisiana State University.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.