;

Especiais

Mato Grosso| Presídio vai ganhar 'ala da diversidade' para detentos LGBT

Com informações do Notícias ao Minuto
A Penitenciária Major PM Eldo Sá Correa, conhecida como "Mata Grande", em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá (MT), se prepara para inaugurar a "Ala da Diversidade", especialmente dedicada ao acolhimento e atendimento de detentos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). O espaço deve começar a funcionar na próxima terça-feira (26).
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) explicou ao G1 que o local tem capacidade para 15 detentos. Segundo a pasta, a ideia é ampliar o atendimento ao público LGBT também em outras unidades da região sul do estado.
Os presos que quiserem ser transferidos para a Ala da Diversidade devem se manifestar. O objetivo da proposta, ainda de acordo com a Sejudh-MT, é preservar a integridade física da população LGBT e dar mais dignidade aos internos.
A medida não é novidade no estado. O Centro de Ressocialização de Cuiabá possui um espaço chamado de "Ala Arco-íris", que foi criado em 2012 e abriga atualmente 21 presos entre transsexuais, gays e travestis.
As próximas unidades a receber alas da diversidade são Água Boa e Sinop, a 736 km e 503 km de Cuiabá, repectivamente, de acordo com instrução normativa publicada pela secretaria no Diário Oficial em novembro de 2017.
O projeto garante ainda a utilização do nome social dos presos transsexuais e travestis, conforme a identidade de gênero, nos documentos de registro.

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.