;

Especiais

Mato Grosso| Cinco municípios estão entre os 10 com o menor eleitorado na região Centro-Oeste


Com informações do G1

Cinco municípios de Mato Grosso estão entre os 10 com menos eleitorados na região Centro-Oeste, segundo estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Araguainha, a 471 km de Cuiabá, é o primeiro município a aparecer no ranking, com um total de 945 eleitores, seguido por Serra Nova Dourada, a 1.125 km da capital, que tem um eleitorado composto por 1.367 pessoas - o que rendeu ao município a 3ªposição no levantamento.

A 5ª e a 6ª posição do ranking ficaram com os municípios de Santa Cruz do Xingu e Novo Santo Antônio, a 994 km e 1.063 km de Cuiabá, respectivamente, que possuem eleitorados formados por 1.507 e 1.673 pessoas.

O último município mato-grossense listado no quadro é Ponte Branca, a 502 km da capital, que possui apenas 1.775 eleitores aptos a votarem este ano.

O levantamento foi feito pela CNM com base em dados divulgados no dia 31 de maio passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo mostra, ainda, que Mato Grosso é o 2ª estado da região Centro-Oeste com o maior número de eleitores, com 2,3 milhões de pessoas aptas a votar neste ano, o que corresponde a 21,7% do eleitorado da região, ficando atrás apenas de Goiás, com um eleitorado de 4,4 milhões, que corresponde a 41,45% do total.

As estatísticas do TSE apontam que há um total de 10,6 milhões de eleitores aptos a votar na região Centro-Oeste em 2018. Se comparado com a estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 15,8 milhões de habitantes na região em 2017, então os eleitores consistem em 67,1% da população residente.

Mais eleitores que moradores

O estudo apontou que o estado possui cinco municípios em que o número de eleitores é maior do que a quantidade de habitantes: Acorizal, Itaúba, Porto Estrela, Ponte Branca e Araguainha.



Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.